SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
44700 - QUALIDADE DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DURANTE A PANDEMIA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA LUANA CARLA BANDEIRA SOBRINHO - UFC, EDILMA DA CRUZ CAVALCANTE - UFC, RICARDO HUGO GONZALEZ - UFC
Apresentação/Introdução Este trabalho consistiu na etapa inicial de revisão da literatura com fins da elaboração do projeto de pesquisa de uma estudante de pós-graduação em mestrado de saúde pública. A inquietação da pesquisadora partiu da necessidade de compreender como as mulheres em situação de violência foram atendidas pela rede de saúde durante a pandemia do COVID-19.
Objetivos Compreender a qualidade do acesso aos serviços de saúde pelo olhar das mulheres em situação de violência doméstica durante o período de isolamento social relacionado a pandemia do COVID-19.
Metodologia Revisão integrativa de literatura com questão norteadora: “Qual a qualidade do acesso aos serviços de saúde a partir da vivência das mulheres em situação de violência doméstica durante a pandemia Covid-19?”. Incluiu-se estudos publicados em português e inglês, nos últimos dois anos e foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Definiu-se os descritores “Acesso aos Serviços de Saúde”, “Violência Contra a Mulher” e “COVID-19”, combinadas pelo operador booleano AND. Critério de inclusão: artigos disponíveis para leitura na íntegra com títulos e/ou frases de acordo com os descritores.
Resultados Os resultados foram organizados num instrumento de extração de dados formado pelas seguintes colunas: base de dados, ano de publicação, periódico, título do artigo, autores, objetivo, metodologia e principais resultados. Encontrou-se 09. Foram excluídos 07 artigos que não contemplavam a questão norteadora pela leitura do título e resumo, resultando em uma amostra final de dois (n=2) artigos científicos lidos integralmente. Verificou-se em comum aos textos: contextualização da Pandemia Covid-19; violência doméstica contra a mulher; o agravamento durante o período de isolamento e relação e acesso aos serviços de saúde.
Conclusões/Considerações O medo e o risco real de infecção e adoecimento pela Covid-19 provocou um distanciamento entre as mulheres em situação de violência e os serviços de saúde. Considera-se necessário realizar novas pesquisas, que possam dar luz à experiência de atendimento das mulheres em situação de violência doméstica. Dessa forma será possível planejar e implementar uma política pública efetiva, que permita atender essas mulheres de forma qualificada.
|