Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

44491 - CAMINHOS DE INTERSETORIALIDADE NO PSE CARIOCA: COMITÊS LOCAIS DE SAÚDE E AMBIENTE ESCOLAR (CLSAES) E ENCONTROS FORMATIVOS DE FORTALECIMENTO DAS REDES TERRITORIAIS LOCAIS
RENATA VELOSO VASCONCELOS DE ANDRADE - SME RJ IOC FIOCRUZ


Período de Realização
Este relato de experiência tem origem em meados de 2020 até junho de 2022

Objeto da experiência
A construção de estratégias de fortalecimento do PSE Carioca a partir do engajamento comunitário nas escolas e de encontros formativos intersetoriais.



Objetivos
Apresentar um relato de experiência sobre a construção de estratégias de fortalecimento do PSE Carioca, em contexto de pandemia de COVID-19, a partir do engajamento comunitário nas escolas proposto pelos CLSAEs e encontros formativos junto aos níveis regionais e locais deste programa intersetorial.

Metodologia
Foi realizada uma narrativa autoetnográfica para apresentar o relato de uma experiência de trabalho realizada no PSE, em seus níveis central e regional e suas formas singulares de interlocução com os campos da Educação, Saúde e Assistência Social, que integram o referido programa intersetorial. Este relato tem como percurso metodológico descrever o processo de construção dos CLSAEs a partir das contribuições do IOC FIOCRUZ e de encontros formativos realizados junto aos níveis regionais e locais.

Resultados
É possível afirmar que esta realização de trabalho do cuidado em saúde, que conta com o PSE Carioca como articulador intersetorial junto as comunidades escolares, se configura, em contexto da pandemia de COVID-19, como estratégia de monitoramento e mitigação dos riscos de sua transmissão por meio do engajamento e da participação comunitária, além de fortalecedor do programa em seus propósitos de prevenção, promoção e cuidado integral à saúde das comunidades escolares como legados desse contexto.

Análise Crítica
Na perspectiva de que conceitos se materializam nas relações entre os sujeitos, os produzem, carregam valores e influenciam intervenções, formações, produções científicas/ciência e políticas públicas, considerando a produção de saúde nos territórios, é necessário favorecer, por meio das práticas, encontros entre a população e os serviços de saúde e educação, tomando a saúde ampla como eixo orientador das práticas de saúde-educação, no âmbito de atuação do PSE Carioca.

Conclusões e/ou Recomendações
De acordo com a experiência relatada, é possível ressaltar a relevância dos CLSAEs, em contexto de pandemia, e como seu legado, além dos encontros formativos realizados junto aos níveis regionais e locais do PSE Carioca, em seus campos constituintes - Educação, Saúde e Assistência Social - como estratégia de vigilância em saúde escolar e de engajamento comunitário para produção do cuidado integral à saúde, defesa sanitária do território, da vida e do SUS.