Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

44330 - AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA FORMAÇÃO MÉDICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS VELHOS PROBLEMAS FRENTE AO "NOVO NORMAL"
RAFAEL AGOSTINI - FM/UNICID, TEO WEINGRILL ARAUJO - FM/UNICID, MARIANA LUCIANO AFONSO - FM/UNICID, LUCAS BRONZATTO SILVEIRA - FM/UNICID


Período de Realização
Março de 2020 // Setembro de 2021

Objeto da experiência
experiência docente em disciplinas de CSH em educação médica no contexto do ensino remoto emergencial adotado em razão da pandemia de Covid-19

Objetivos
Descrever criticamente a experiência docente em disciplinas de CSH no âmbito da medicina no contexto da Covid-19, discutindo os desafios e potencialidades encontrados para incorporar a pandemia em sala em um contexto de aulas em casa.

Metodologia
De forma concomitante a condução das aulas, foram realizadas reuniões virtuais entre os professores para discutir as adaptações necessárias ao novo contexto, tanto do ponto de vista dos conteúdos (incorporação de uma aula sobre a história das epidemias e utilização dos dados produzidos sobre a pandemia, por exemplo) quanto da forma (alteração das avaliações, estratégias para estar em sala de “dentro” das casas). Ao final do processo, esses passos foram sistematizados em uma reflexão crítica.

Resultados
A experiência trouxe a tona velhos problemas no “novo normal”: a) A precarização das condições de ensino-aprendizagem; b) O destaque às determinações sociais em saúde que escancararam as desigualdades, fazendo com que a pandemia fosse muito mais mortífera nas periferias e entre a população negra e indígena; C) a necessidade de diferenciar as criticas a biomedicina e o modelo positivista de ciência no qual está ancorada e desacreditar o conhecimento científico, marca do projeto negacionista.

Análise Crítica
As CSH são vistas como estrangeiras à Medicina, mas são elas que proporcionam reflexões sobre a quem serve tanto a ciência quanto a ideologia do obscurantismo que a nega. Além disso, são elas que garantem, por exemplo: a) superação de uma interpretação individualista do processo saúde-doença-cuidado; b) O aumento da acurácia dos conhecimentos sobre a forma extremamente desigual com que as pandemias afetam as pessoas e comunidades a depender de sua classe, gênero, raça e nacionalidade.

Conclusões e/ou Recomendações
Na experiência aqui relatada esperamos ter incentivado aos estudantes a adoção da “atitude científica”, aquela que entende a ciência como um movimento de questionamento inesgotável de uma realidade também inesgotável. E as CSH parecem ter um papel de destaque nesse processo ao jogar luz a uma interpretação mais densa e complexa do processo saúde-doença-cuidado.