Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

44272 - INTERCÂMBIOS VIRTUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A TROCA DE VIVÊNCIAS VIRTUAIS SOBRE SISTEMAS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
BRUNA DE OLIVEIRA SILVA - UFBA, PEDRO ANTÔNIO MACIEL DIAS MELHADO - UFBA, RODRIGO FARIAS - SENAI, HUSSEIN KHALIL - SLU, FEDERICO COSTA - UFBA, RICARDO LUSTOSA BRITO - UFBA


Período de Realização
O projeto “Intercâmbios virtuais” foi desenvolvido virtualmente entre os meses de julho e agosto de 2021.

Objeto da experiência
Debater as experiências do acesso ao sistema de saúde e suas diferenças entre os diferentes países.

Objetivos
O presente relato de experiência apresenta o projeto `Intercâmbios virtuais` que teve como objetivo promover a reflexão de jovens de bairros vulnerabilizados para comparação à experiências de estudantes de saúde pública de um país com diferenças de abordagem teórico/prático e metodológico.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do desenvolvimento do projeto “Intercâmbios virtuais”, que por meio de debates em reuniões online, para debater os temas supracitados. Foram realizados dois encontros para a troca de vivências, por reuniões virtuais, com tradução simultânea pelos professores de ambas as instituições articuladoras. Foi proposto o diálogo para análise de contrastes culturais existentes nas diferentes experiências de assistência e promoção à saúde.

Resultados
Durante os encontros, os jovens foram apresentados aos relatos de saúde dos estudantes estrangeiros, e assim comparar com suas próprias experiências do SUS. Como resultado dos debates, observou-se que o conhecimento sobre o processo de saúde e do sistema o qual estão inseridos permearam todas as nuances que o influenciam, o contato intercultural difundiu-se por conceitos bem maiores do que o processo saúde-doença-cuidado, principalmente no que se refletia a cuidados em agravantes da COVID-19.

Análise Crítica
Ao analisarmos os diferentes contextos sociais que os dois grupos estavam inseridos, constatou-se que apesar das limitações de contato, principalmente o que permeou iniquidades de acesso à tecnologias, a troca de saberes foi muito importante para a formação cultural de ambos os grupos. tanto para a formação profissional daqueles em curso de estudos em saúde pública, quanto para os jovens ainda de idade escolar, pois suas vozes e relatos de experiências foram escutadas e valorizadas.

Conclusões e/ou Recomendações
Notou assim a importância que esses diálogos promovem para a comunidade e a necessidade de serem continuados também após a pandemia de COVID19, pois promovem aos integrantes a valorização de seus seres individuais e coletivos, ampliam seus objetivo de futuro para além das iniquidades que vivenciam diariamente, mudando paradigmas.