SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
44105 - O IMPACTO DA PANDEMIA NA PRODUÇÃO AMBULATORIAL DOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ESTADO DE SANTA CATARINA NATHALIÊ EGUES MORAES - UFSC, RENATA SOUSA CARVALHO - UFSC, RENATA GOULART CASTRO - UFSC
Apresentação/Introdução A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) afetou o mundo inteiro e trouxe desafios para a população mundial, exigindo adequações em todos os âmbitos. Para frear a contaminação, foram necessárias modificações nos serviços de saúde, incluindo a restrição no atendimento odontológico e consideráveis interrupções nos serviços de saúde bucal.
Objetivos Descrever e analisar o impacto da pandemia de coronavírus na produção ambulatorial de procedimentos básicos realizados em pacientes com necessidades especiais nos Centros de Especialidades Odontológicas do Estado de Santa Catarina.
Metodologia Foi realizado um estudo retrospectivo e descritivo, utilizando dados secundários disponíveis no Sistema de Informação Ambulatorial do SUS e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde. Foram coletados dados de procedimentos básicos realizados em pacientes com necessidades especiais registrados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Estado de Santa Catarina, no período de 2019 e 2020. Foram excluídos da análise os estabelecimentos sem produção no ano de 2019 por impedirem a comparação. A análise descritiva dos dados foi realizada no Microsoft® Excel® para Microsoft 365 MSO (Versão 2205).
Resultados Foram identificados 50 CEO no Estado de Santa Catarina. Destes, quatro foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão, resultando em 46 CEO distribuídos em 41 municípios. Foi observada uma redução de 51,7% no total de procedimentos básicos executados nos CEO em 2020. Os procedimentos registrados com maior frequência no período analisado foram raspagem alisamento e polimento supragengivais, aplicação tópica de flúor e selamento provisório, representando 48,5% e 65% do total de procedimentos básicos registrados em 2019 e 2020, respectivamente. Em relação às extrações dentárias, houve queda de 47,5% nas exodontias de dentes decíduos e uma redução de 49,5% em dentes permanentes.
Conclusões/Considerações Houve redução substancial na produtividade ambulatorial dos serviços odontológicos especializados para as pessoas com necessidades especiais no primeiro ano da pandemia em Santa Catarina. O impacto da pandemia no agravamento das barreiras de acesso aos serviços de saúde bucal às populações mais desfavorecidas pode aumentar a demanda reprimida e acentuar as iniquidades em saúde bucal, além de levar a uma maior pressão no sistema público de saúde.
|