Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

44026 - REFLEXÕES SOBRE RACISMO E ÁREAS DA SAÚDE: ANÁLISE DE LIVES REALIZADAS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO YOUTUBE
LETÍCIA LUDOVICO CARVALHO - UFRGS, JEFFERSON LOPES CARDOSO - UFRGS, RAQUEL DA SILVA SILVEIRA - UFRGS


Apresentação/Introdução
No período da pandemia, ocasionado pelo coronavírus, as iniquidades raciais ficaram em evidência. O isolamento social aumentou significativamente os acessos ao universo digital, um dos fenômenos deste período foram as lives nas plataformas digitais. Este trabalho, portanto, esteve interessado em analisar lives realizadas por profissionais da saúde, que tinham a temática racial como centro.

Objetivos
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os debates sobre racismo realizados pelas áreas da saúde em lives realizadas no YouTube no período de maio a setembro de 2020.

Metodologia
A coleta dos vídeos foi feita a partir de um levantamento com três descritores na plataforma: racismo, live e área da saúde (o nome de uma área da saúde por vez); após, foram selecionadas as lives que se encaixavam nos critérios de inclusão em relação ao título, período de tempo, número de visualizações e a origem do canal. As lives encontradas foram transcritas para, por fim, serem analisadas


Resultados
Verificou-se que os assuntos mais debatidos foram: falta de representatividade das pessoas negras em espaços institucionais, cotas raciais e a possibilidade de aquilombamento, a necessidade da branquitude na luta antirracista, o protagonismo das pessoas negras em diversos ambientes.


Conclusões/Considerações
A partir das lives analisadas, observou-se uma alienação do debate no processo de formação de futuros(as) profissionais da saúde. A representatividade e pluralidade de pessoas negras em espaços institucionais, para além de ser importante para as pessoas negras, é imprescindível para fomentar a discussão a respeito das questões raciais.