SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
43431 - TELESSAÚDE MATO GROSSO (2020): SOLICITAÇÕES SOBRE COVID-19 EDJANE MARCIA MOREIRA - UFMT, JULIA MARIA VICENTE DE ASSIS - HUJM, MÔNICA ALVES DOS SANTOS - HUJM, LIDIA PITALUGA PEREIRA - UFMT, ELYANA TEIXEIRA SOUSA - UFMT
Apresentação/Introdução Durante a pandemia de Covid-19, a utilização de tecnologias como a telemedicina foi incentivada para lidar com o novo contexto, que impôs distanciamento social. Dentre as estratégias de telemedicina, a teleconsultoria, consulta entre profissionais de saúde (especialista e de referência) ocupa papel importante nas ações desenvolvidas pelo Telessaúde.
Objetivos Caracterizar os temas relacionados às solicitações sobre Covid-19 do Telessaúde Mato Grosso em 2020.
Metodologia Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, realizado com os dados secundários provenientes do projeto "Telessaúde como ferramenta de apoio a atenção primária à saúde e considerando as teleconsultorias sobre Covid-19 no ano de 2020". Os dados foram devidamente organizados em planilha de banco de dados Excel. Para as variáveis categóricas foram calculadas as frequências com auxílio do IBM SPSS Statistics versão 20.0. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Julio Muller.
Resultados As temáticas das teleconsultorias relacionadas a Covid-19 foram divididas em 3 categorias: medidas de prevenção da Covid-19; casos suspeitos e confirmados; e organização do trabalho. A categoria temática que mais teve solicitações de teleconsultoria foi casos suspeitos e confirmados, com 34 (45,95%) teleconsultorias. Além disso, as separamos bimestralmente, para compreender a evolução dos temas durante o ano. Os meses de março e abril concentraram a maioria das solicitações de teleconsultoria (54,05%). Analisando conjuntamente categoria temática e meses do ano, os meses de março/abril concentraram 13 das 34 solicitações sobre casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Conclusões/Considerações Com a classificação das temáticas pode ser observado que a maioria estava diretamente ligado a conduta clínica e tipos de exames, reforçando a importância do uso da ferramenta como auxílio de diagnóstico, o que possibilita que a atenção primária à saúde qualifique o cuidado clínico, baseado nas melhores práticas. Dessa maneira, o Telessaúde tem potencial de contribuir para qualificação do cuidado ao COVID-19, e outras doenças sensíveis à atenção primária.
|