SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
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43416 - SEGURANÇA DO PACIENTE NO USO DA TELECONSULTA MULTIPROFISSIONAL PARA DOENÇAS CRÔNICAS CIBELLE TÍPHANE DE SOUSA COSTA - INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA ALBERT EINSTEIN CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN –, NEILA MARIA MARQUES NEGRINI - INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA ALBERT EINSTEIN CENTRO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABRAM SZAJMAN –, SILVINHA DE SOUSA VASCONCELOS COSTA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABÓIA, LISABELLE MARIANO ROSSATO - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP
Apresentação/Introdução A pandemia da COVID-19 que assola o Brasil e o mundo, ceifou vidas, desestabilizou economias, modificou hábitos sociais, impôs distanciamento social como estratégia de contágio. Serviços de saúde reinventaram-se recorrendo novas tecnologias que garantissem prestação de cuidados ao paciente. Diferentes Conselhos profissionais sancionaram resoluções para a consulta remota/online em vídeo chamadas.
Objetivos Compreender quais estratégias a Equipe de Cuidados a Pacientes com Doença Crônica, de uma instituição de planos de saúde de São Paulo, utiliza para manter a segurança do paciente na teleconsulta multiprofissional.
Metodologia Utilização das ferramentas da qualidade: Diagrama de Ishikawa, plano de ação 5W2H, aplicados nos princípios da melhoria contínua pelo PDCA. Esta pesquisa, aplica-se apenas a primeira parte, que é o planejamento. A avaliação dos resultados se deu por meio dos indicadores: taxas de registro de consulta conforme padronização; percentual de qualificação e capacitação profissional no setor, taxa de acompanhamento dos casos de internação e tempo de resposta a queixa, e, as respectivas metas.
Resultados Após aplicação dos métodos foi possível perceber que melhorou as taxas de registro de consulta conforme padronização; percentual de qualificação e capacitação profissional no setor, taxa de acompanhamento dos casos de internação e tempo de resposta a queixa, e, as respectivas metas foram atingidas as quais foram: reduzir em 30% o tempo de resposta a queixa que chega no setor em 01 mês, aumentar em 95% a padronização dos atendimentos com os protocolos institucionais em 6 meses; Aumentar em 80% a adesão dos profissionais aos em 03 meses. Mostrando a importância e eficácia do uso de protocolos.
Conclusões/Considerações Com esse trabalho conclui-se que a adoção de protocolos padronizados para o atendimento multiprofissional é suma importância, para organização do serviço, da demanda e dos atendimentos, bem como da segurança do paciente. Porem percebeu-se a necessidade de contratação de novos profissionais devido demanda e também de promover atualização e desenvolvimento dos profissionais nesse aspecto.
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