SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
42969 - IMPLANTAÇÃO DOS CENTROS DE ATENDIMENTO PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM CENÁRIO EMERGENCIAL DE SAÚDE PÚBLICA TIAGO MARIANO ARAUJO - OSS SPDM/PAIS, ANA CAROLINA DOS SANTOS RANGEL PEREIRA - OSS SPDM/PAIS, VILMA GONÇALVES PEDROSA - OSS SPDM/PAIS, ALINE DA SILVA BARBOSA FERREIRA - OSS SPDM/PAIS, JAQUELINE DA SILVA SOARES SOUTO - OSS SPDM/PAIS, GABRIELLE BRAGA CARREIRA - OSS SPDM/PAIS
Período de Realização O desenvolvimento do trabalho iniciou em dezembro de 2021 e finalizou em fevereiro de 2022.
Objeto da experiência Implantação dos centros de atendimento para o atendimento, tornando esses locais a principal referência de saúde para o enfrentamento da Covid-19 no município.
Objetivos Ampliar o atendimento aos casos de síndrome gripal, a partir de um fluxo de cuidado definido nas Redes de Atenção à Saúde; minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços da Atenção Primária à Saúde permanecessem com as suas atividades essenciais.
Metodologia Os centros foram implantados em locais territorialmente estratégicos para o enfrentamento da Covid-19, com base em avaliação epidemiológica, de demanda e cobertura assistencial em nível regional e municipal. A população era atendida por uma equipe técnica mínima: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e farmácia. Os atendimentos aos casos leves eram realizados no local, enquanto os graves referenciados para a rede de urgência, emergência e hospitalar.
Resultados O serviço realizado nos centros de atendimento permitiu um atendimento centralizado aos casos de síndrome gripal, favorecendo assim uma diminuição do impacto que esses atendimentos estavam causando nas unidades básicas de saúde. Essa estratégia permitiu a redução da circulação de pessoas com sintomas nas unidades, o que proporcionou um controle da disseminação do vírus e permitiu que os demais serviços da Atenção Primária à Saúde continuassem atuando em suas atividades essenciais.
Análise Crítica Em decorrência do crescente número de casos da Covid-19, houve um aumento considerável na demanda assistencial sobre o SUS, impactando diretamente no acesso aos serviços de saúde prestados à população. A partir deste momento, os Centros de Atendimento foram implantados para o enfrentamento da pandemia no âmbito da Atenção Primária à Saúde, potencializando as ações de cuidado longitudinal aos cidadãos, além da coordenação das ações entre os demais níveis de atenção das Redes de Atenção à Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação dos Centros de Atendimento para enfrentamento da Covid-19 potencializou as ofertas da Atenção Primária à Saúde e organizou a rede assistencial do município do Rio de Janeiro. A ampliação do atendimento aos casos de síndrome gripal e a diminuição dos impactos aos serviços da Atenção Primária à Saúde trouxeram ganhos potenciais à população adscrita da Área Programática 3.3.
|