SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
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42814 - ESPAÇO CONVIVÊNCIA EPSJV: ARTE, CULTURA E CUIDADO POTENCIALIZANDO A VIDA NA ESCOLA ARIADNA PATRICIA ESTEVEZ ALVAREZ - EPSJV/ FIOCRUZ, GRASIELE NESPOLI - EPSJV/ FIOCRUZ, MARISE RAMOA - EPSJV/FIOCRUZ, SIMONE GOULART RIBEIRO - EPSJV / FIOCRUZ
Período de Realização Iniciou em junho de 2021 e segue em curso na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) / Fiocruz.
Objeto da experiência O Espaço Convivência EPSJV conta com a atuação de cerca de 16 profissionais e centenas de estudantes já participaram das rodas e atividades promovidas.
Objetivos O propósito do Espaço Convivência é promover encontros coletivos, convivência e cuidado entre a comunidade escolar favorecendo a construção de relações mais solidárias, por meio da arte-cultura, afirmar a potencialização da vida em sua diversidade.
Metodologia Alinha-se com a educação popular em saúde (as premissas freirianas: diálogo, emancipação, amorosidade, compromisso com a construção de projetos democráticos populares) compreendendo o cuidado estruturado pelo afeto, e que ao cuidarmos do outro, também estamos cuidando de nós. Nasce num cenário da pandemia conjugada com um discreto avanço da cobertura vacinal. Surge da necessidade de retornar gradualmente as atividades presenciais na escola que estavam funcionando 100% através do ensino remoto.
Resultados Atividades: Roda dos Afetos e Sentidos; Intervalo Musical; Dançando na Escola, Oficina de Mosaico, Jogo Semeando Cuidado, Oficina Relaxamento, Oficina EuPhoria, Oficina não fazer nada, e outras em parceria do grêmio. Pontos mapeados: desejo de reencontro, tocar, abraçar, habitar espaço físico escolar, luto pela perda da vida de familiares, ruptura com perspectivas de futuro e imperativo de seguir protocolos contra a covid-19. A saudade de amigos convivia com o medo do contágio pelo vírus.
Análise Crítica A pandemia trouxe insegurança, incerteza, medo e sofrimento. Na escola, a substituição das atividades presenciais pelo ensino remoto gerou dificuldades para os estudantes, uma vez que a escola é um dos mais importantes espaços de troca, sociabilidade e redes de apoio para os jovens. A incorporação das atividades do Espaço Convivência no cotidiano escolar nos indica que é possível um cuidado que rompa com a medicalização e individualização do sofrimento, afirmando a potência da vida coletiva
Conclusões e/ou Recomendações O EC é uma via de religar estudantes e trabalhadores à escola. Possibilita reflexão, encontro coletivo, fortalece laços, cuidado de si e de todos. A partir do diálogo, da arte-cultura acolheu-se estudantes em sofrimento, gerando um desconfinamento, não só físico, mas subjetivo. A escola deve ser construída como espaço educativo e de cuidado comprometido com análise crítica da realidade e a construção de caminhos capazes de transformá-la.
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