SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
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42784 - ASSISTÊNCIA A PACIENTES COM COVID-19: EXPERIÊNCIA DA PSICOLOGIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO SUS NO RIO DE JANEIRO JAMILLE MARIA RODRIGUES CARVALHO - ENSP / FIOCRUZ, FABIANA PANCIERI - ENSP / FIOCRUZ
Período de Realização Trata-se de experiência profissional na pandemia, considerando o período maio de 2020 a maio de 2021
Objeto da experiência Atuação da equipe de Psicologia Hospitalar em um hospital de referência para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro
Objetivos Relatar o trabalho da equipe de Psicologia junto a pacientes e familiares que vivenciaram intenso sofrimento psíquico decorrente do processo de adoecimento e internação, considerando as inúmeras limitações impostas pela Covid-19, por tratar-se de uma doença infecciosa de alta transmissibilidade
Metodologia Por meio de interconsulta, demanda espontânea e busca ativa, a Psicologia realizou suporte psicológico a adultos e idosos nas enfermarias e CTI, bem como de seus familiares, de forma presencial e remota. Contribuiu para manutenção do vínculo com a rede de apoio por meio de visitas virtuais, transmissão de mensagens, músicas e vídeos. Inserida na equipe multidisciplinar, realizou conferências, PTS, apoio para comunicação de más notícias e, ainda, atendimento pós alta, pós óbito e encaminhamentos
Resultados Durante o período relatado, a equipe atendeu aproximadamente 1412 pacientes e seus familiares. Identificou-se que a Covid-19 traz repercussões psicossociais significativas com os efeitos do confinamento, limitações físicas e medo da morte. Pautada na singularidade e escuta qualificada, a Psicologia possibilitou a construção, junto ao indivíduo, estratégias de enfrentamento dos impactos da internação, aproximação com a rede de apoio e intermediou a comunicação entre família e equipe de saúde
Análise Crítica A Covid-19 demonstrou profunda relação com o quadro de desigualdade e exclusão social do país, somado a isso, as internações desencadearam alterações que demandaram reorganização emocional, financeira e interpessoal para pacientes e familiares. Tais repercussões acentuaram-se diante do modelo de assistência à saúde no ambiente hospitalar; ainda focado na valorização da doença e do suporte biomédico, em detrimento de aspectos sociais e psicológicos; e puseram luz nas fragilidades desse modelo
Conclusões e/ou Recomendações A experiência evidenciou a necessidade de reorganização da assistência à saúde para atender demandas de pacientes e familiares frente a doenças como a Covid-19, que em função de seu potencial de transmissão e mortalidade, produz isolamento e estigma. Concentra-se na cura física, desfavorecendo a elaboração dos indivíduos do processo de adoecimento, distanciamento e do luto. O cuidado prestado deve ser comprometido também com iniquidades sociais
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