Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

42672 - AÇÕES DE UMA LIGA ACADÊMICA NA PREVENÇÃO COMBINADA DAS IST/AIDS DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALINE RODRIGUES FEITOZA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA / FACULDADE TERRA NORDESTE/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA., SARAH MARIA FEITOZA SOUZA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANA CAROLINA AYRES ABREU SANTANA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANNA JULIA OLINDA DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, FRANCISCO JACKSON PEREIRA ALVES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA


Período de Realização
As ações relatadas neste estudo referem-se ao período de janeiro de 2020 a abril de 2022.

Objeto da experiência
Prevenção combinada às IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Estudos e Pesquisa do Vírus da Imunodeficiência Humana (LAVIH).

Objetivos
Relatar as ações de prevenção combinada às IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais desenvolvidas por uma liga acadêmica da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) no período pandêmico do SARS-COV 19.

Metodologia
Durante o período mais crítico da pandemia do SARS-COV 19, muitas das ações de promoção em saúde foram prejudicadas devido às restrições impostas pelo isolamento social. A LAVIH, liga multidisciplinar do centro de ciências da saúde da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, teve que se reinventar para dar continuidade às ações propostas pela liga, onde suas principais estratégias foram a divulgação semanal de conteúdos temáticos através de rede social e a realização de lives.

Resultados
Os temas que foram abordados nos conteúdos online foram assuntos relacionados a HIV/AIDS e as outras infecções sexualmente transmissíveis. A live de entrevista com uma pessoa que vive com Hepatite foi a atividade que tivemos mais acesso, com 116 visualizações, Gênero X Sexualidade na Prevenção Combinada foram 100 visualizações, e os posts com mais curtidas abordaram: Inclusão de pessoas com HIV no grupo prioritário da vacina, com 69 curtidas, e sobre a prevenção combinada com 72 curtidas.

Análise Crítica
Durante o período de pandemia, as plataformas digitais se mostraram aliadas fiéis na disseminação de informações. A realização de posts e lives ganharam muitas visualizações nesse período, e então, pensando nisto a LAVIH utiliza da plataforma instagram para realizar essas atividades, visto que é uma das redes sociais mais utilizadas entre os jovens.

Conclusões e/ou Recomendações
A liga age proporcionando na sociedade um conhecimento teórico, contribuindo para uma reflexão crítica reflexiva desmistificando mitos. Através da realização do teste um diagnóstico precoce da doença com total apoio no recebimento do pós teste. Durante todo o período de atividades praticadas pela lavih individual ou coletivamente com outras instituições, é notório o quão despreparados estão os nossos jovens quando o assunto é HIV/AIDS