Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

42399 - LABORATÓRIO DE SAÚDE MENTAL, ECOLOGIAS E PRÁTICAS INOVADORAS EM SITUAÇÕES DE CRISES
JOSÉ MARCOS DA SILVA - UFPE, LETÍCIA MOREIRA SILVA - UFPE, ISABELLE ALICE DOS SANTOS - UFPE, THAMIRES MARIA DA SILVA - UFPE, IDAIANA FERNANDA SOUZA DE ARRUDA - UFPE, ROSIMERE DA CONCEIÇÃO SILVA - UFPE, DANIELA DE LIRA - UFPE, RUTE NUNES VIEIRA - UFPE, ANA BEATRIZ DE MELO PEREIRA - UFPE, MARIA DA SILVA SOARES - UFPE


Período de Realização
15 de set. 2021 a 31 de out. 2022.

Objeto da experiência
A ecologia de saberes para reescrever práticas em saúde coletivas, no contexto da pandemia de COVID-1, para cuidar em situações de crises.

Objetivos
Desenvolver uma extensão-pesquisa-ação para os cursos de graduação da área da saúde, com vistas promover ecologia de saberes e práticas relacionadas à saúde mental e ação comunitária, envolvendo comunidade acadêmica (PE, PB, DF, RJ), trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde.

Metodologia
Pesquisa-acão, pela etnografia virtual, com triangulação de métodos, desenvolvida em etapas: a) levantamento de práticas; b) produção de conhecimento por encontros virtuais; c) formação de grupos interdisciplinar e interprofissional pesquisas sobre experiências comunitárias; b) articulação com a Rede de Atenção Psicossocial de municípios; d) realização de Curso Virtual – Saúde, Escola e Comunidades de Compaixão; e) divulgação de conhecimentos nas redes sociais digitais; elaboração de um livro.

Resultados
Organizou-se quatro grupos de pesquisa, compostos por estudantes de enfermagem, educação física, farmácia, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Uma agenda de encontros virtuais foi definida para as rodas de conversas em que se discutiu violência sexual, crises em saúde mental, família, sociedade, itinerários de sofrimento e de cuidados. Um perfil no Instagram tornou-se a forma de divulgação. Um livro, escrito por estudantes, com o levantamento de práticas inovadoras está no prelo.

Análise Crítica
A relação ensino, pesquisa e extensão representa a ideia de diálogo entre formação, produção de conhecimento e responsabilidade social da universidade. A experiência em tela foi oportuna e necessária porque ensinou, pela ecologia de saberes, que a produção de conhecimento se constitui na experiência histórica, epistemológica, lógica, mas, sobretudo, na experiência dialógica que constrói e muda atitudes, comportamentos e práticas sociais. Formou-se uma Comunidade Ampliada de Conhecimento.

Conclusões e/ou Recomendações
As expectativas foram alcançadas. A etnografia virtual foi o método possível para a aproximação entre os participantes. Importa o encontro presencial, com vistas ao diálogo permanente. As rodas de conversas foram potentes por reunir participantes de diferentes condições de participação e de estados, locais e comunidade. O perfil no Instagram é o lugar de divulgação e os grupos, o de produção de conhecimento. Que outras experiências se realizem.