SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
42315 - CONDIÇÕES DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO RURAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 PRISCILLA NUNES PORTO - UFBA, DAINE FERREIRA BRAZIL DO NASCIMENTO - UFBA, GEORGIANE SILVA MOTA - UFBA, BIANCA BEATRIZ SANTOS DE SOUZA - UNEB/SESAB, JEANE FREITAS DE OLIVEIRA - UFBA
Apresentação/Introdução O contexto das comunidades rurais é marcado por baixos indicadores socioeconômicos, de desenvolvimento humano e de saúde. Com o advento da pandemia esses aspectos intensificaram- se devido às dificuldades de acesso aos bens e serviços, afastamento das equipes de saúde e a incidência dos casos de COVID, potencializando assim condições pré-existentes como alcoolismo, violência e transtorno mental.
Objetivos Fazer levantamento das condições de saúde de mulheres rurais no contexto da pandemia da COVID-19, em um município do estado da Bahia.
Metodologia Os dados estão embasados num levantamento sobre a condição de saúde de mulheres de uma comunidade rural, como parte de uma pesquisa de intervenção. O levantamento se deu via aplicativo de interação social, WhatsApp®, entre setembro a outubro de 2020, realizado por uma enfermeira e agentes comunitários de saúde de uma equipe de Unidade de Saúde da Família (USF) de uma comunidade rural da Bahia. Foi mantido contado com 259 mulheres cadastradas na Unidade, com idade acima de 18 anos. Os questionamentos envolviam a situação geral de saúde no momento, a manutenção do isolamento social, ter tido ou não sintomas gripais e se houve algum caso de Covid-19 na família. Das contactadas, 39 responderam.
Resultados As participantes sinalizaram agravos e danos para saúde física e mental diante da precariedade das condições socioeconômicas decorrente da perda de vinculo trabalhista e/ou impossibilidade de realizar trabalho informal pelas medidas da pandemia; e posterior rompimento do isolamento social pela necessidade financeira; aumento do trabalho doméstico e dos custos pela presença de todos familiares em tempo integral em casa; aumento de conflitos conjugais com situações de violência doméstica. Sinalizaram aumento das dificuldades de acesso ao serviço de saúde e, mesmo com sintomas de doenças, não tiveram acesso a serviços para diagnóstico, a unidade da comunidade fechou.
Conclusões/Considerações Conclui-se que apesar de o isolamento social ter sido uma medida necessária para a contenção do vírus e para o controle epidêmico, impactou negativamente na vida das mulheres rurais, sobretudo no contexto socioeconômico e nas relações intrafamiliares. Ademais, nota-se como as barreiras no acesso aos serviços de saúde contribuíram para a dificuldade no diagnóstico de uma provável infecção por coronavírus e no cuidado dessa comunidade.
|