Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

42207 - MUDANÇAS NA ROTINA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
LUIZA HENCES DOS SANTOS - UFPEL, LUCIANE PRADO KANTORSKI - UFPEL, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL - UNICAMP, MICHELE MANDAGARÁ DE OLIVEIRA - UFPEL, POLIANA FARIAS ALVES - UFPEL


Apresentação/Introdução
Após inúmeros casos de COVID-19 no mundo, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia em março de 2020. Desde então, houveram muitas mudanças na rotina da população, porém, os profissionais de enfermagem foram mais impactados, precisando mudar sua rotina no trabalho e no domicílio, para evitar a contaminação dos colegas de trabalho, dos usuários dos serviços de saúde e da própria família.

Objetivos
Investigar as mudanças que ocorreram na rotina dos profissionais de enfermagem e como isso os impactou.

Metodologia
A pesquisa “Avaliação do Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da Enfermagem na rede de serviços de saúde de Pelotas”, financiada pela FAPERGS, deu origem a dissertação de mestrado da autora principal, da qual foram selecionados os resultados para esse resumo.
Trata-se da etapa qualitativa de um estudo misto realizada com 14 profissionais de enfermagem de um município do sul do Brasil, no mês de agosto de 2021. Foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada de forma remota através das plataformas “Skype” e “Zoom”. A análise dos resultados foi temática de abordagem indutiva.

Resultados
Os resultados da presente pesquisa indicam que os profissionais de enfermagem sentiram mudanças importantes na sua rotina domiciliar e laboral devido a pandemia da COVID-19. Mudanças na higienização pessoal, de materiais de trabalho e mantimentos; nos protocolos para a atenção à saúde no contexto pandêmico e nas informações sobre a COVID-19; no uso de Equipamentos de Proteção Individual e na rotina de testagem para detecção do coronavírus.
Cada dia era uma informação nova que a gente tinha, semanalmente mudava o protocolo. E1
O meu material de uniforme que eu sempre trazia pra casa pra lavar eu não trago mais. E2
No início foi usar essa paramentação, o uso da máscara direto, mais o avental. TE1

Conclusões/Considerações
Diante do crescente número de casos de COVID-19 no mundo, os serviços de saúde precisaram se adaptar a novas rotinas de biossegurança. Os profissionais de enfermagem foram diretamente impactados por essas mudanças, tanto na área profissional quanto na vida pessoal. Além dos protocolos existentes nos serviços de saúde, surgiram outros para suprir a necessidade de proteção diante da COVID-19, que incluíam rotina de testagem e uso contínuo de EPIs.