Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

42180 - VIGIEPIDEMIA: OFERTA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
SÍLVIA HELENA MENDONÇA DE MORAES - FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL, SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE OLIVEIRA - FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL, THAYSSA MALUFF DE MELLO - PPGDIP-UFMS, ANA PAULA DA COSTA MARQUES - UFMS, ZORAIDA DEL CARMEN FERNANDEZ GRILLO - FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL, MARITSA CARLA DE BORTOLI - INSTITUTO DE SAÚDE, SES-SP, JACKELINE LEITE PEREIRA - SVS/MS, DANIELA BUOSI ROHLFS - SVS/MS, DÉBORA DUPAS GONÇALVES DO NASCIMENTO - FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL


Período de Realização
julho de 2021 até o momento

Objeto da experiência
Construção e oferta do Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em saúde no enfrentamento da COVID-19 e de outras doenças virais – VigiEpidemia

Objetivos
Relatar a construção e oferta do programa educacional VigiEpidemia com vistas ao fortalecimento da capacidade de enfrentamento das ações de vigilância, relacionadas a COVID-19 e outras doenças transmitidas por vírus, bem como ao uso de evidências entre trabalhadores de saúde para tomada de decisão.

Metodologia
A Fiocruz Mato Grosso do Sul desenvolveu o VigiEpidemia, com a participação de especialistas na área de vigilância, pedagogos, jornalistas e profissionais de tecnologia. O programa é composto por quatro módulos autoinstrucionais e dois módulos com tutoria, visando a qualificação no planejamento, vigilância, assistência e educação em saúde diante de emergências públicas, bem como a elaboração de respostas rápidas. Os módulos foram implementados no Moodle, com recursos educacionais interativos.

Resultados
Os módulos autoinstrucionais, ofertados de fevereiro a maio de 2022, contabilizaram 35.140 matriculados e 12.319 certificados. A avaliação dos cursistas é positiva sobretudo quanto à possibilidade de articulação e aplicabilidade do conteúdo na prática profissional, agregando informação atualizada sobre doenças de importância no atual cenário. Foram realizados três Webinários, com mais de 450 participantes, e na primeira chamada de seleção para especialização, inscreveram-se 780 candidatos.

Análise Crítica
A pandemia da COVID-19 é um dos maiores desafios que a área da saúde em escala mundial vem enfrentando nesse século, embora haja previsão de outros eventos de importância nacional e internacional em futuro próximo. Assim, a qualificação de gestores, profissionais e trabalhadores de saúde para identificação e uso de medidas de controle e de cuidado torna-se essencial e urgente. Os resultados demostram que o Vigiepidemia vem atendendo essa lacuna de formação, por meio da educação a distância.

Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se que o VigiEpidemia possa continuar contribuindo para o fortalecimento da capacidade de enfrentamento deste e de novos desafios e crises sanitárias, não apenas com a oferta de conhecimento qualificado e atualizado, como também pela possibilidade de preparação de profissionais de saúde para a produção de respostas rápidas para apoio à tomada de decisão clínica e/ou com foco em políticas informadas por evidência.