SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
42103 - RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE NO EMPODERAMENTO DA SAÚDE MENTAL DO IDOSO EM TEMPOS DE COVID-19 NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ JONAS LOIOLA GONÇALVES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, BEATRIZ GONÇALVES RODRIGUES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, MARIA LIZANDRA DELFINO ALVES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, CLEONEIDE PAULO OLIVEIRA PINHEIRO - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ/ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, JOSE MARIA XIMENES GUIMARÃES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, MARIA VIEIRA DE LIMA SAINTRAIN - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Apresentação/Introdução O novo Coronavírus (SARS-CoV-2), a idade elevada e a presença de comorbidades são fatores de risco para mortalidade dos idosos, na qual as medidas preventivas de isolamento impactaram fortemente a saúde mental dessa população. Nesse contexto, a religião e espiritualidade cada vez mais vem sendo discutida como uma estratégia promotora da saúde mental no Brasil e no mundo.
Objetivos Compreender o papel da religião e espiritualidade no empoderamento da saúde mental do idoso em tempos de covid-19 no Sertão Central do Ceará
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido entre agosto a outubro de 2021 com 15 idosos no Sertão Central do Ceará, precisamente no município de Tauá-Ceará. A coleta dos dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada gravada sobre o perfil sociodemográfico, vivências cotidianas na pandemia e estratégias de promoções de saúde no período de isolamento social. A organização e análise fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin. A partir das entrevistas emergiu a categoria temática: “Religião e espiritualidade no empoderamento da saúde mental do idoso em tempos de covid-19”. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Saúde do Pública do Ceará.
Resultados A religião/espiritualidade é destacada como uma ferramenta promotora de saúde: A religião que eu sigo ela me faz bem demais, quando eu saio pra ir, volto feliz que Deus fala com as nossas almas.... (Idoso 5); Tendo fé em Deus a gente fica muito saudável (Idoso 10). As narrativas destacam que as práticas religiosas/espirituais promovem o empoderamento em saúde, diante do isolamento social: Olha as crenças religiosas ajuda em qualquer circunstância... se não se apegar a algo que você acredita a gente se torna vazio (Idoso 1); Tá tendo a missa uma vez no mês...eu me sinto bem (Idoso 2); Tem que pedir sempre a Deus... abençoe todo mundo que não aconteça, Deus abençoe cada um (Idoso 3).
Conclusões/Considerações A religião e espiritualidade em tempos de covid-19 tornou-se uma estratégia para a promoção e empoderamento da saúde mental do idoso, melhorando os sentimentos negativos diante dos eventos estressores, gerando esperança e otimismo. Salienta-se também o fortalecimento das medidas sanitárias diante da diversidade de atos religiosos.
|