Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

41945 - IMPACTOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR EM ALUNOS DA SAÚDE EM UMA INSTIUIÇÃO PRIVADA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – ES
CAROLINE FEITOSA DIBAI DE CASTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, THIAGO DIAS SARTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, ANA PAULA SANTANA COELHO ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES, ISRAEL PORTO SILVA - ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE VITÓRIA - EMESCAM, JULIANA FEITOSA DIBAI CÂNDIDO - FACULDADE UNIMED, FRANCINE ALVES GRATIVAL RAPOSO - ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE VITÓRIA - EMESCAM, MARIA ANGÉLICA CARVALHO DE ANDRADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES


Apresentação/Introdução
A pandemia ocasionada pelo Sars-Cov-2 provocou uma ruptura no modelo de metodologia tradicional do ensino brasileiro, incluindo – neste processo – o ensino superior, no qual discentes se desassociaram do meio de ensino presencial, desafiando não só o molde supracitado à mudança, mas também às dificuldades e impasses que conflitavam com as autorrealizações, expectativas e ensinos destes alunos.

Objetivos
Descrever os impactos da pandemia por COVID-19 nos estudos de alunos do ensino superior em uma Instituição de Ensino Privada no Espírito Santo - ES

Metodologia
A população do estudo foi todos os discentes graduandos dos cursos da área de saúde: medicina, enfermagem, fisioterapia e serviço social, os quais foram matriculados no ano de 2021 (1.475) na IES privada no estado Espírito Santo. O universo amostral, pois, foi de 58% desses alunos (N=848). Foi utilizado um formulário digital Google Forms, com tempo médio de preenchimento de 30 minutos; a análise descritiva foi feita através de pacote Excel 2010 e foram levantadas as frequências. A pesquisa seguiu todos os padrões regulamentares de liberação do Comitê de Ética em pesquisa, reiterando que os participantes concordaram e assinaram com termo de consentimento livre e esclarecido de forma digital.

Resultados
Dos entrevistados, 50% era do curso de medicina, 20% de fisioterapia, 19% de enfermagem e 11% de serviço social; 70% dos alunos tinham entre 20 a 24 anos; 42% tiveram origem escolar da rede pública e 46% da rede privada. Na pandemia, no ano de 2021, os 839 alunos entrevistados utilizaram o modelo de ensino virtual, destes 631 (75%) declararam que o aprendizado e desenvolvimento acadêmico foram muito negativos (50%) e negativos (25%). Há de considerar que mesmo as condições favoráveis destes alunos ao ensino - 58% são de classe alta (A/B - 66%); possuindo ao menos um computador com internet (97%) no lar -, não foram suficientes para impactar positivamente no processo de ensino-aprendizado.

Conclusões/Considerações
A pandemia de Covid-19 paralisou grande parte das atividades produtivas e de prestação de serviços de todo país, e gerou impactos no Sistema Educacional Brasileiro. As dificuldades, intervenções e rupturas que os jovens brasileiros estão enfrentando na educação superior além de reforçar e ampliar as desigualdades sociais, prejudicarão a formação de capital intelectual no país e ameaçarão os progressos decorrentes do ensino, pesquisa e extensão.