SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
41828 - SOFRIMENTO MORAL VIVENCIADO POR TRABALHADORES DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU-SC JAQUELINE MARCOS DOS SANTOS - UFSC, MARTA INEZ MACHADO VERDI - UFSC
Apresentação/Introdução O sofrimento moral provém de emoções negativas decorrentes de situações moralmente indesejáveis vivenciadas pelo trabalhador da saúde. Frente um problema ético, por vezes, este trabalhador tem sua deliberação moral interrompida por obstáculos que o impedem de concretizar o curso do juízo moral eleito. A Covid-19 revelou novos problemas que agravaram o sofrimento moral e merecem ser evidenciados.
Objetivos Este estudo teve como objetivo compreender a vivência do sofrimento moral dos trabalhadores da saúde no exercício de seu trabalho de enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Centros de Triagem (CT) da Microrregião de Blumenau-SC.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Concluíram o estudo 31 trabalhadores da saúde dos CT do município de Blumenau-SC que tiveram atuação mínima de quatro meses na assistência aos usuários. Foram realizadas entrevistas por meio de videochamadas entre os meses de março e maio de 2021.
No processo de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Na pré-análise foi realizada a organização das entrevistas. Em seguida, na exploração do material os códigos foram agrupados conforme as proximidades temáticas. Por fim, realizou-se o tratamento dos resultados, que consistiu na última análise das categorias iniciais e na criação das redes.
Resultados Os problemas éticos presentes no cotidiano de trabalho estão relacionados à organização dos processos de trabalhos, às condições de trabalho e às relações entre gestores, trabalhadores e usuários.
A relação entre os problemas éticos e a vivência do sofrimento moral é percebida no momento em que a integridade moral é ameaçada e o trabalhador é impedido de realizar a conduta moral deliberada.
O componente mais importante que diferencia o sofrimento moral destes trabalhadores foi o contexto de crise sanitária, agravado substancialmente pelas tensões políticas e econômicas provocadas pelo governo federal, que prejudicou diretamente o funcionamento dos serviços de saúde.
Conclusões/Considerações A vivência do sofrimento moral expõe o contexto de microviolências invisibilizadas e banalizadas pelos trabalhadores, gestores, usuários e sociedade. Os trabalhadores dos CT vivenciaram inúmeras ameaças à sua integridade moral, visto que é mais um espaço de reprodução do sofrimento moral já existente no processo de trabalho em saúde, com sobrecargas ainda mais extenuantes provocadas pelo contexto de crise evidenciado pela pandemia da Covid-19.
|