Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

41784 - O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CONDIÇÕES CRÔNICAS COMPLEXAS EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA HOSPITALAR
KATTY ANNE CARVALHO MARINS - IFF-FIOCRUZ, ALINE RODRIGUES ALMEIDA - IFF-FIOCRUZ


Período de Realização
Março de 2020 à dezembro 2021
Crianças e adolescentes com condições crônicas complexas


Objeto da experiência
Análise contextual dos impactos da pandemia da covid-19 no cotidiano de crianças e adolescentes com condições crônicas complexas e suas famílias.


Objetivos
Problematizar os rebatimentos dos primeiros anos da pandemia da Covid-19 no cotidiano das crianças e adolescentes com condições crônicas complexas (CCC) e suas famílias. Inferir impactos nas potencialidades de oferta de proteção social numa conjuntura que acirra o desmonte das políticas públicas

Metodologia
Relato de experiência implicado a uma perspectiva teórico-analítica das categorias proteção social e determinantes de saúde mediadas no conceito de condições crônicas complexas a partir do diálogo com o cotidiano interventivo de assistentes sociais inseridos em processos de trabalho multidisciplinares em saúde, e conjuntura da pandemia da Covid-19. Este trabalho centrou-se em uma unidade pediátrica onde foram utilizadas tecnologias digitais para garantia de acesso a assistência à saúde.

Resultados
As disparidades sociais vividas por crianças e adolescentes com CCC, traz reflexos significativos na viabilidade dos meios de subsistência. Limites no acesso às políticas sociais e ao judiciário. Além da impossibilidade de complementariedade de renda pelo trabalho informal, em nome do resguardo da vida de suas crianças (grupos de riscos para a Covid-19) têm-se um crescente empobrecimento, fragilização das estratégias de cuidado, bem como rebatimentos nos acompanhamentos especializados em saúde.

Análise Crítica
A pandemia escancarou às desigualdades, ampliando o abismo no acesso as necessidades sociais. O que rebate de modo intenso na vida das crianças e adolescentes com CCC, seja em âmbito da saúde mental, seja na integralidade do cuidado em saúde. Em termos dos determinantes sociais e da política pública de proteção social, está cada vez mais alijada de cumprir seu papel na esfera do direito, haja vista os efeitos neoliberais que favorece as iniquidades ao invés de garantia de direitos sociais.

Conclusões e/ou Recomendações
A análise dos impactos sociais ocorridas na pandemia colabora para a criação de estratégias que contribuam para o acesso de crianças e adolescentes no acesso às políticas públicas. Neste cenário, torna-se essencial um redirecionamento no enfoque do cuidado, possibilitando o uso de ferramentas tecnológicas digitais, garantindo assim, a continuidade da assistência às crianças com condições crônicas complexas atendidas em uma unidade pediátrica.