Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

41770 - AÇÕES DA CÉLULA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO ESTADO DO CEARÁ FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19
PAOLA GONDIM CALVASINA - UNICHRISTUS, SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA, RENASF-FIOCRUZ-CE


Período de Realização
Este trabalho descreve ações realizadas entre 2020 à 2022.

Objeto da experiência
As ações desenvolvidas pela gestão estadual de saúde bucal para orientar os serviços de saúde bucal durante a pandemia

Objetivos
Este relato de experiência descreve as ações realizadas pela célula de atenção à saúde bucal do estado do Ceará frente a pandemia de COVID-19, trazendo reflexões críticas sobre a prática da atenção à saúde bucal nesse período.

Metodologia
Elaboramos cinco notas técnicas que orientaram ações da saúde bucal durante a pandemia incluindo: suspensão dos eletivos nos momentos de pico, a inserção dos dentistas em atividades de enfrentamento da pandemia, a utilização de equipamentos de proteção individual, ações desenvolvidas pelos centros de especialidades odontológicas e retorno dos eletivos odontológicos. Web conferências foram realizadas para qualificar os profissionais para a odontologia minimamente invasiva.


Resultados
O restabelecimento da prática odontológico se tornou um espaço de disputa entre a viabilidade da prática odontológica no SUS e as exigências dos profissionais de saúde bucal por insustentáveis de controle de infecção e biossegurança. Apesar destas disputas, evidenciaram várias experiências de profissionais de saúde bucal, trabalhando em ações conjuntas de FAST-TRACK de casos de COVID-19, apoiando ações de vigilância epidemiológica no território e apoiando as ações de vacinação.

Análise Crítica
A pandemia de COVID-19 revelou dificuldades dos profissionais de saúde bucal da rede de atenção à saúde bucal do estado do Ceará compreenderem: 1) seu papel na equipe multidisciplinar no enfrentamento da COVID-19; 2) seu papel como profissional de saúde no sistema único de saúde. Estas dificuldades podem ser explicadas ainda pelo modelo de formação individualista, curativista, focado na doença bucal.

Conclusões e/ou Recomendações
O Sistema Único de Saúde deve ser o centro de mudanças na formação de profissionais de saúde no país. As instituições de ensino superior devem estar inseridas em pólos de educação permanente, centradas em sistemas de saúde-escolas. A reestruturação de uma política estadual de educação permanente no sistema único de saúde se faz necessária.