Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

41676 - A RELAÇÃO ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
CLÁUDIA REGINA CAMPOS RODRIGUES - UNICAMP, FELIPE GUEDES DA SILVA - UNICAMP, ADILSON ROCHA CAMPOS - UNICAMP, ALINE MESSIAS MOTA - UNICAMP, ANA CAROLINA DINIZ ROSA CÓMITRE - UNICAMP, ANDRÉ PIMENTA DE MELO - UNICAMP, ANDRESSA DE OLIVEIRA - UNICAMP, BRUNA MAIARA MELO DE PAULA - UNICAMP, BRUNA JANDOSO - UNICAMP, GASTÃO WAGNER DE SOUSA CAMPOS - UNICAMP


Apresentação/Introdução
Este trabalho faz parte do estudo multicêntrico Estratégias de abordagem dos aspectos subjetivos e sociais na Atenção Primária no contexto da pandemia, tendo como foco específico as relações entre profissionais e usuários. Tais relações e os vínculos estabelecidos são valorizados pela Política Nacional de Atenção Básica, pela associação com a longitudinalidade e corresponsabilização pelo cuidado.

Objetivos
Analisar o impacto da pandemia de Covid-19 nas relações entre profissionais e usuários de Unidades de Saúde da Família de Campinas-SP, com base na percepção desses atores do cuidado em saúde.

Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa e participativa, realizada em quatro Unidades de Saúde da Família de Campinas-SP, em territórios de alta vulnerabilidade social. Foram utilizados como material de análise: 1) diários de campo, com dados da observação participante nas unidades, e 2) narrativas produzidas a partir das entrevistas em profundidade com profissionais e usuários, as quais foram validadas pelos participantes. Entre julho de 2021 e janeiro de 2022, foram entrevistados 17 profissionais e 14 usuários. A partir das narrativas, foram produzidas grades interpretativas contendo os núcleos argumentativos, analisadas a partir do referencial hermenêutico voltado às pesquisas do campo da saúde.

Resultados
Houve restrição de acesso e ofertas de cuidado, produzindo obstáculos ao acolhimento e seguimento dos casos, e acirramento da relação entre usuários e profissionais. A vinculação dos usuários facilitou a busca pela unidade ao apresentarem sintomas respiratórios, embora os profissionais relatem dificuldades com casos graves, tanto pela falta de recursos terapêuticos, quanto por verem pacientes conhecidos em situações críticas. Houve queixas dos usuários sobre atendimentos pouco resolutivos e profissionais que "nem olham na cara", durante a pandemia. Ambos os grupos reconhecem a sobrecarga dos trabalhadores, mas destacam situações de conflito e dificuldades de comunicação com a população.

Conclusões/Considerações
Profissionais e usuários relatam descaracterização dos atributos da Atenção Primária durante a pandemia de Covid-19, incluindo prejuízos ao vínculo, a longitudinalidade e a responsabilização pelos casos. Portanto, na fase pós-pandemia, são necessárias estratégias para inibir o impacto do desmonte da Estratégia de Saúde da Família, visando promover maior equidade, participação social e a reaproximação entre as unidades e a população.