SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
41674 - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ONLINE PARA PROVIMENTO DE PESSOAL NA PANDEMIA DA COVID-19 NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE AVÂNIA DIAS DE ALMEIDA - SESAP/RN, LAURO GABRIEL BEZERRA SANTOS - SESAP/RN, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP/RN, MARIA JALILA VIEIRA DE FIGUEIRÊDO - UFRN
Período de Realização A experiência relatada ocorreu de março a agosto de 2020 durante a pandemia de COVID-19.
Objeto da experiência Recrutamento de profissionais para provimento de pessoal para atender ao Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo COVID-19.
Objetivos A experiência objetivou recrutar profissionais para leitos da COVID 19, on-line, considerando as medidas sanitárias postas no período para evitar a propagação da COVID-19; desenvolver sistema que possibilitasse provimento de trabalhadores da saúde de forma rápida com seleção e avaliação à distância.
Metodologia A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte recebeu apoio do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para desenvolvimento do sistema. Logo, iniciaram as reuniões via googlemeet com os técnicos das duas instituições, para desenho do sistema, conforme o primeiro edital. Em 10 dias o sistema foi disponibilizado e utilizado para oferta de 888 vagas no Edital de Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público 001/2020.
Resultados O sistema de seleção online foi desenvolvido utilizando a plataforma Java, Spring Framework e tecnologias como HTML, CSS e Javascript. Essas tecnologias garantiram que o sistema suportasse a alta demanda de inscrições realizadas durante dos três editais rodados no período, através dos quais foram ofertadas mais de 2.000 vagas, que contaram com 10 mil inscritos. Com o sucesso da primeira experiência, o sistema foi ampliado para atender as demandas do setor de gestão da educação.
Análise Crítica É possível afirmar que o sistema de seleção online atingiu sua finalidade e superou os desafios (tempo e forma) para a gestão do trabalho em um cenário de crise sanitária. Aliado à boa execução do sistema, merece destaque a grandeza dos servidores da SESAP/RN em sua capacidade de adaptação às novas rotinas de trabalho impostas pela pandemia, enquanto eles enfrentaram a tensão dos adoecimentos e perdas em suas vidas. Esta ação possibilitou estruturar as UTIs que resultaram em muitas vidas salvas.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se a troca de experiências entre equipes de instituições distintas e a demonstração de força dos servidores que são base para a organização da rede. No tocante ao aparato tecnológico e força de trabalho na área de tecnologia da informação, considerando as limitações da SESAP/RN foi importante a articulação interinstitucional, o que levou, inclusive, a um registro de programa de computador no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
|