Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

41621 - ÓRFÃOS DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM GRUPO DE APOIO ONLINE AOS ENLUTADOS PELA PANDEMIA
JOÃO LUÍS ALMEIDA WEBER - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO, JÚLIA DALEGRAVE SCOPEL - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO, MAITON BERNARDELLI - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO, JOICE CADORE SONEGO - FSG - CENTRO UNIVERSITÁRIO


Período de Realização
Agosto de 2020 à junho de 2022

Objeto da experiência
Grupo de apoio psicológico online gratuito para pessoas enlutadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

Objetivos
O luto pela Covid-19 é demarcado por especificidades e atravessamentos político-institucionais. Com o objetivo de validação, ventilação, partilha e psicoeducação, o grupo de apoio serviu de contorno aos enlutados, oferecendo amparo diante de uma perda tão violenta e inesperada.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, o qual consiste em uma criação de narrativa científica, voltada aos campos subjetivos do conhecimento. O grupo ocorreu de forma online e síncrona, com encontros semanais de uma hora e trinta minutos. A coordenação era feita por um profissional de psicologia e uma estudante de graduação. A participação era aberta e constava com participantes de todo o país, sobretudo pessoas que perderam familiares próximos.

Resultados
As ações realizadas tiveram funcionalidade terapêutica. Além da fala foram utilizadas frases, imagens e músicas para dar início aos encontros, possibilitando a reorganização de sentimentos. A criação de vínculos dentro de um espaço seguro voltado para o acolhimento e troca de experiências possibilitou atenuar as perdas vivenciadas, promovendo a saúde mental dos participantes. Tal grupo também serviu como uma via de acesso ao autocuidado em um momento de intensa fragilidade emocional.


Análise Crítica
Especificamente, a pandemia propiciou a existência tanto de lutos individuais quanto coletivos, que precisam de um espaço para serem vividos, que promovam a sensação de pertencimento na sociedade mesmo em isolamento. Desta forma, identifica-se a necessidade de que se pense e organize oportunidades de elaboração coletiva destes pesares e de seus efeitos. Sendo assim, os grupos terapêuticos online surgem como uma possibilidade efetiva de encontro e apoio mútuo.

Conclusões e/ou Recomendações
A pandemia tem sido um processo de intensas e penosas transformações, nem sempre sentidas de forma consciente, demarcadas por dor e revolta. Investir em políticas públicas de saúde que visam um suporte integral e universal são essenciais para atenuar os impactos de um cenário devastador. Promover estratégias intersetoriais que facilitam o acesso do público aos diferentes espaços de cuidado é uma tarefa urgente frente as situações de calamidade.