SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
41159 - RODA DE CONVERSA ONLINE COMO ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO ENTRE EQUIPE DE APS E GRUPO DE CUIDADORES FAMILIARES DE IDOSOS NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19. VIVIANE AMORIM MARGOTTO BARROCA - UFES, FILIPE MATHEUS DA SILVA - UNISALES
Período de Realização As rodas de conversa online foram realizadas no segundo semestre de 2021.
Objeto da experiência Rodas de conversa realizadas virtualmente por uma equipe de APS em Vitória - ES com grupo de cuidadores familiares de idosos durante a pandemia.
Objetivos Descrever e compartilhar experiência vivenciada nas rodas de conversa online, realizadas pela equipe de APS com grupos de cuidadores familiares de idosos e utilizadas como espaço de acolhimento, diálogo e educação em saúde no período de pandemia de Covid-19.
Metodologia Foram promovidos três encontros virtuais através do Google Meet, com duração de 2 horas cada encontro, utilizando-se como método a Roda de Conversa. Participaram dos encontros os profissionais da equipe de saúde - médico, enfermeiro e concierge de saúde - e os cuidadores familiares de idosos convidados pela equipe. Foram abordados aspectos gerais da pandemia, abrindo espaço para opiniões e trocas de experiências sobre os desafios que esta trouxe para o cuidado com os idosos.
Resultados Foi possível observar adesão e participação no grupo, importante num contexto de substituição dos encontros presenciais. As rodas de conversa online se mostraram um importante espaço de acolhimento e de escuta e um valioso recurso de educação em saúde. Incentivou-se a reflexão sobre o impacto da pandemia no cuidado dos idosos, sendo possível a troca de experiências entre os participantes a partir de relatos das percepções e das dificuldades enfrentadas nesse período.
Análise Crítica As rodas de conversa favoreceram a comunicação e a integração da equipe com os cuidadores no período de distanciamento social e se firmaram como um espaço coletivo para troca de experiências e fortalecimento de vínculos, mesmo quando realizadas de maneira virtual. Identificou-se que alguns participantes tiveram dificuldade no acesso a plataforma por ainda não estarem familiarizados com a ferramenta.
Conclusões e/ou Recomendações A partir da análise dessa experiência conclui-se que diante de cenários adversos, é importante que o profissional de saúde crie estratégias adaptativas – neste caso, fazendo uso de plataformas digitais – de maneira a manter ativa a comunicação entre equipe e família, priorizando o fortalecimento de vínculos e a troca de informações. Torna-se importante avaliar a possibilidade de integrar este recurso às práticas da equipe num contexto pós-Covid.
|