SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
41075 - PERCEPÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE ACERCA DO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 RAFAEL BEZERRA DUARTE - UNIVS, MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO MARINHO - UECE, OLGA MARIA DE ALENCAR - UECE, KERMA MÁRCIA DE FREITAS - UNIVS, GEOVANA MARIA SANTANA MALHEIRO - UECE, YANDRA RAQUEL DO NASCIMENTO BEZERRA - UECE, EDUARDO CARVALHO DE SOUZA - UNAERP, ANA CÉLIA CAETANO DE SOUZA - UFC, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UECE
Apresentação/Introdução Os(as) Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no trabalho cotidiano dentro dos territórios de abrangência, estão expostos a diversos riscos no exercício de suas funções. De tal modo, com a chegada da pandemia da COVID-19, os(as) ACS, tiveram que ressignificar o processo de trabalho, para, assim, dar continuidade aos cuidados da população e, ao mesmo tempo, de si.
Objetivos Compreender a percepção de agentes comunitárias de saúde acerca do enfrentamento da COVID-19.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com dez ACS atuantes na zona urbana do município de Icó - Ceará, Nordeste do Brasil. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2021, por meio de Grupo Focal on-line. Os dados foram organizados e analisados por meio do software Iramuteq e análise de conteúdo temática, respectivamente. A pesquisa atendeu às recomendações da Resolução n.º 466/12 e do ofício circular 02/2021, e foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, por meio do parecer de nº 4.688.142.
Resultados As ACS mencionaram que necessitaram de reinvenções no seu ‘fazer’ cotidiano, tendo que buscar novos métodos e abordagens, em especial o uso das tecnologias e redes sociais para a garantia da continuidade do trabalho, mantendo para tanto o vínculo e o afeto, atributos arraigados ao seu processo de trabalho. Evidenciou-se o seu papel como elo entre a comunidade e o Sistema Único de Saúde, e a elucidação da importância do seu trabalho. As ACS também destacaram que consideram a sua práxis no âmbito da equipe de saúde fundamental para a consolidação das políticas de saúde atuais, e ainda, em contextos de emergências sanitárias, tal como a proporcionada pela COVID-19.
Conclusões/Considerações A atuação dessa categoria profissional nesse contexto pandêmico demonstrou, mais que nunca, a relevância do trabalho de ACS nos territórios, pois, além de terem fortalecido as tecnologias leves nesse período de enfrentamento da pandemia, agregaram ainda as tecnologias leve-duras e as duras, como forma de preservar o seu trabalho mesmo num período de incertezas.
|