Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

40831 - NEURODESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS RESIDENTES DE COMUNIDADES URBANAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19, SALVADOR, BRASIL
VALERIA ALVES DA SILVA - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE REABILITAÇÃO DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, JULIA FERNANDES CAVALCANTI PRESTES - FACULDADE DE PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL 3. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE REABILITAÇÃO E SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, JUAN P. AGUILAR TICONA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, RACHEL HELENA COELHO - FACULDADE DE ECONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, JOSÉ CARLISSON - FACULDADE DE ECONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, VINICIUS MENDES - FACULDADE DE ECONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, ANA BORJA - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA. INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE REABILITAÇÃO DA SAÚDE. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, FEDERICO COSTA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL, CLEBER CREMONESE - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA, BRASIL


Apresentação/Introdução
Comunidades urbanas tem suportado a maior carga da pandemia de COVID-19, como altos índices de morbimortalidade. Somado a isso, são incertos e desafiadores os efeitos adversos da pandemia, a médio e longo prazo, em especial nas crianças. Estudos recentes apontam que atraso no desenvolvimento infantil podem ser relacionados a experiências negativas vividas nesse processo, à exemplo da interrupção das aulas.

Objetivos
Caracterizar o neurodesenvolvimento e a qualidade de vida de crianças residentes em três áreas limitadas dentro de comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Salvador/BA, durante o contexto da pandemia de COVID-19.



Metodologia
Estudo de corte transversal, com crianças entre 6-66 meses de idade e seus cuidadores, em três comunidades, Salvador, BA, durante 09/2021 a 05/2022. Realizaram-se entrevistas estruturadas com cuidadores para coletar variáveis sociodemográficas, da vizinhança e da qualidade de vida pediátrica. O principal instrumento utilizado foi o PedsQL (Pediatric Quality of Life Inventory). Também foram realizadas avaliações do neurodesenvolvimento (motor, linguagem e resolução de problemas) com as crianças pelo instrumento ASQ-3 (Ages & Stages Questionnaires). As análises foram realizadas no RStudio com mediadas descritivas e de associação (chi2 e Teste t). Este estudo foi aprovado com CAEE 32361820.7.0000.5030.

Resultados
Foram incluídas 88 crianças com uma idade média de 38 meses (DP±19). Dessas, 55% eram do sexo masculino e 35% tinham algum domínio no ASQ-3 caracterizado como atraso. Os domínios mais afetados foram: resolução de problemas (18%) e coordenação motora fina (15,9%). Ao avaliar os fatores de risco associados com problemas no desenvolvimento infantil, o sexo masculino foi associado marginalmente (p=0,06) com a presença de atraso. Também a média dos escores psicossocial (77 DP±16 vs 81 DP±17) e físico (88 DP±13 vs. 91DP±10) do Peds-QL nas crianças com algum atraso no ASQ-3 foram menores comparado com aquelas sem alterações, mas esta diferença não foi estaticamente significante (p>0,05).

Conclusões/Considerações
Observou-se preocupante prevalência de 35% de atraso no neurodesenvolvimento das crianças avaliadas. O período de avaliação correspondeu ao início da reabertura das escolas, após mais de 1 ano de atividades remotas/suspensas, podendo ter contribuído com os achados. Há necessidade de intervenções focadas no neurodesenvolvimento dessa população. mas se faz necessário seguimento da pesquisa após a pandemia para melhor compreensão dos resultados encontrados.