SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
40830 - VULNERABILIDADES NO VIVER COM DIABETES EM TEMPOS DE COVID – 19. FABIANA DE GUSMÃO CUNTO HEEREN MACEDO - UFRJ, NEYDE EMY KUROKAWA E SILVA - UFRJ
Apresentação/Introdução Viver com diabetes é um desafio que afeta todos os aspectos da vida e piorou com a pandemia. O mundo enfrenta a Covid19 e permanece lutando contra outra pandemia, o Diabetes. Se por um lado sabemos as medidas que foram implementadas para controle da Covid por outro sabemos muito pouco sobre os desafios das pessoas com diabetes nesse contexto e como a saúde tem respondido a essas vulnerabilidades.
Objetivos Conhecer as vulnerabilidades das pessoas que vivem com diabetes no contexto da pandemia pela Covid-19.
Metodologia Trata-se de uma revisão de literatura na base de dados Scopus que teve como critérios de inclusão artigos completos que retratassem a temática proposta, incluído no período de 2020 a 2021. As chaves envolveram os seguintes descritores: Diabetes Mellitus e Covid19 e os filtros utilizados foram ciências sociais e artes e humanidades. Foram identificados inicialmente 88 artigos. E após uma leitura, os textos que não explicitassem sobre as vulnerabilidades de pessoas que vivem com diabetes em tempos de Covid 19 foram excluídos. Para essa pesquisa foram examinados 29 artigos.
Resultados A partir das vulnerabilidades, quando relacionadas as condições individuais, referiram o acometimento pelo coronavírus e a diminuição da socialização. Relacionada as condições sociais, destacou-se a necessidade de trabalhar e quanto as condições programáticas, medo de ficarem sem seus medicamentos e insumos e a inacessibilidade aos serviços de saúde. Esses sentimentos os impactaram, com aumento da ansiedade e estresse, o que refletiu no aumento do consumo de cigarro, álcool e aumento do peso. Para lidar com essas situações as pessoas recorreram a algumas estratégias com destaque para uso da telemedicina e redes de apoio, além da criação de hábitos mais saudáveis como caminhadas ao ar livre.
Conclusões/Considerações As diferentes dimensões das vulnerabilidades no cuidado a saúde durante a pandemia podem ser potencializadas pela condição do diagnóstico de diabetes, porém não são exclusivas desses diagnósticos. Essas vulnerabilidades têm não só uma relação com os comportamentos individuais, mas está intimamente ligada as condições sociais e aos diferentes contextos que mitigam essas vulnerabilidades.
|