Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

40539 - A RETAGUARDA CLÍNICA DO APP MONITORA COVID-19 E A SAÚDE MENTAL: ENFRENTANDO A PANDEMIA EM PARCERIA COM A REDE BEM-ESTAR
THAYLANE COUTINHO DOS SANTOS CARNEIRO - FESF-SUS, KEYLA DA SILVEIRA PINTO - FESF-SUS, HEIDER AURELIO PINTO - UFBA, SÁVIA SOUZA MACHADO - FESF-SUS, JOSÉ SANTOS SOUZA SANTANA - FESF-SUS


Período de Realização
O projeto foi realizado no período de junho a outubro de 2020.

Objeto da experiência
Projeto Rede Bem-estar: Retaguarda em Saúde Mental do aplicativo Monitora Covid-19, parceria da FESF-SUS com a Universidade Federal do Sul da Bahia.

Objetivos
Apoiar a Equipe de Retaguarda Clínica do Aplicativo Monitora Covid-19 nas demandas relacionadas com a Saúde Mental; Ampliar a abordagem clínica dos profissionais nos teleatendimentos; Matriciar os profissionais para as ações relacionadas aos cuidados em Saúde Mental.

Metodologia
Os atendentes da retaguarda clínica identificavam os usuários elegíveis para uma abordagem em saúde mental, por meio de um questionário validado pelo serviço. Os usuários selecionados, eram acolhidos pela equipe da Rede Bem Estar, com até 4 atendimentos , quando necessário, encaminhado para rede de atenção psicossocial do seu território e/ou grupos de suportes vinculados ao projeto. A equipe Bem Estar ofertava, semanalmente, sessões de educação permanente aos atendentes da retaguarda clínica.

Resultados
O Projeto possibilitou um canal de atendimento gratuito, aberto a toda a população do Estado, proporcionou acesso à atenção psicossocial. A partir dos relatos de satisfação dos usuários, percebeu-se que, mais do que orientações, os profissionais realizavam o acolhimento afetivo e escuta qualificada. A equipe de retaguarda clínica, por sua vez, relatou sentir-se mais segura para avaliar o usuário em sua integralidade e buscar orientações para o seu contexto de vida específico.

Análise Crítica
Em meio a uma grave crise de saúde pública global, que tem o isolamento social como uma das principais medidas para evitar a rápida propagação da doença, é importante avaliar o impacto psicossocial desse contexto na vida humana. Durante o atendimento no App, foi possível identificar vários fatores que se enquadravam como estressores psicossociais: separação da família, ameaças para si e para os entes queridos, perdas e luto, além de inúmeros relatos de dispneia relacionados à crise de ansiedade.

Conclusões e/ou Recomendações
A integração da equipe clínica com a equipe de saúde mental no cenário da COVID-19 é fundamental para a criação de uma rede de vínculos e para a efetiva consolidação do SUS. Possibilita ainda, a ampliação do acesso dos usuários ao atendimento psicossocial e promove o apoio matricial aos profissionais, proporcionando ações de promoção do bem-estar aos usuários e profissionais dos diversos serviços da rede de atenção à saúde.