SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
40386 - A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DE ENFERMEIRAS DA ATENÇÃO PRIMÁRA NA PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE RIO FORMOSO-PE NEIJLA CRISTINA VIEIRA CARDOSO - FAMASUL, ALEXANDRA SANÁBIO AMARAL LINS - UNIVERSO, JÉSSICA XAVIER DA COSTA - ASCES, ANNE ELIZABETE BRITO VASCONCELOS - FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU, VITÓRIA REGINA PEREIRA DE LIMA - UNIBRA, LUCIANE ALVES DE BRITO - UNICAP
Período de Realização 2020 a 2022
Objeto da experiência Formação de grupo de acolhimento de saúde mental, de forma remota, para atendimento de 100% das enfermeiras da APS durante a pandemia.
Objetivos Construir um espaço coletivo, com a finalidade de produzir um cuidado em saúde mental para as enfermeiras; promover encontros onde as enfermeiras tivessem a possibilidade de manifestarem os sentimentos e emoções, provocados pelo impacto negativo da pandemia, através de diversas formas de expressão.
Metodologia Os encontros iniciaram de forma semanal, no período da noite, com 1 hora de duração, e participação de 100% das enfermeiras das UBS, coordenados pela psicóloga da equipe de saúde, onde os instrumentos de intervenção utilizados foram a escuta ativa, o acolhimento, e o vínculo. Foram sugeridas também, atividades direcionadas à produção do cuidado para serem realizadas nos intervalos entre os encontros. Com a estabilização das mesmas, os encontros passaram a ser quinzenais e depois mensais.
Resultados Identificamos que a necessidade inicial de falar das questões individuais, abriu espaço para a escuta do outro, sinalizando assim, uma diminuição do sofrimento e indícios de acolhimento entre os mesmos, que através das trocas de experiências, foram criando estratégias para desenvolverem habilidades no enfrentamento de suas dificuldades. O quadro inicialmente exposto foi minimizado, mostrando que os instrumentos utilizados para intervenção do cuidado foram potentes para o alcance dos resultados.
Análise Crítica Foi observado nos encontros iniciais um sofrimento intenso através dos relatos realizados, todavia, já no terceiro encontro, percebe-se que as emoções, o discurso e comportamento passaram a se modificar. Através das trocas de experiências e possíveis identificações pessoais, enxergaram o potencial de cada um e foram criando estratégias para enfrentarem suas dificuldades. Este movimento dos componentes sinalizou que o cuidado ofertado foi importante e trouxe benefícios para os profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações A linha do cuidado em saúde mental é ampla, e as ferramentas utilizadas nos encontros, como a escuta, acolhimento e vínculo fazem parte deste processo, tornando fundamental a valorização desses instrumentos de intervenção por parte dos profissionais que atuam na saúde, assim como a validação dos espaços coletivos, que promovem novas possibilidades para o sujeito modificar o seu modo de viver.
|