Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

40320 - SENTIMENTOS E COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AO PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADO PELO NOVO CORONAVÍRUS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA REDE FEDERAL DE ENSINO DO CEARÁ
WALLINGSON MICHAEL GONÇALVES PEREIRA - UECE, GABRIEL PEREIRA MACIEL - UECE, VICTOR HUGO SANTOS DE CASTRO - UECE, KELLYANE MUNICK RODRIGUES SOARES - UECE, IRANEIDE ETELVINA LOPES - UECE, JANIEL FERREIRA FELÍCIO - UECE, ISABELA NATASHA PINHEIRO TEIXEIRA - UECE, LAÉCIO DE LIMA ARAUJO - UECE, VALTER CORDEIRO BARBOSA FILHO - UECE


Apresentação/Introdução
Conversar sobre saúde mental em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em uma perspectiva psicossocial se faz oportuno. O contexto escolar é um espaço importante no desenvolvimento dessas discussões, com vista à conscientização e formação crítica reflexiva. A adolescência é um período da vida suscetível ao desenvolvimento de condições adversas à saúde mental, especialmente em estudantes.

Objetivos
Identificar o nível de sentimentos e comportamentos em relação ao período de pandemia causado pelo novo coronavírus (Covid-19) entre estudantes de ensino médio da rede federal de ensino do Ceará

Metodologia
Estudo transversal com abordagem quantitativa realizado da rede federal de ensino do Ceará com uma amostra de 1303 estudantes do ensino médio entre agosto e outubro de 2021. Utilizou-se um questionário sobre como a pandemia repercutiu em seus sentimentos e comportamentos. O item do questionário investigado foi composto por seis perguntas, sendo as respostas da escala Likert agrupadas com os escores de 1 a 4 representando menor concordância com a afirmação e os escores de 5 a 7, maior concordância. Os dados levantados do questionário foram armazenados no software Stata, e através dele, foram realizadas análises descritivas com valores absolutos e porcentagens.

Resultados
O maior escore se deu na afirmação “Não estou preocupado com o coronavírus” onde 1084 (83.19%) alunos relataram maior concordância. Obteve-se menor concordância no contexto social com 917 (70.38%) relatos em “Fico estressado perto de outras pessoas porque me preocupo em pegar o coronavírus” e 793 (60.86%) em “Eu tentei evitar outras pessoas porque não quero ficar doente” em contraste com “Estou preocupado que eu ou as pessoas que amo fiquemos doentes com o coronavírus” onde 1068 (81.96%) relataram maior concordância. Obteve-se menor concordância nas afirmações “Pensar sobre o coronavírus me faz sentir ameaçado” e “Tenho medo do coronavírus” com 774 (59.4%) e 677 (51.96), respectivamente.

Conclusões/Considerações
Os resultados mostraram que os adolescentes podem estar experimentando episódios de insegurança e preocupação frente ao coronavírus. Apesar de o risco pela infecção da Covid-19 ser baixo nessa população, o estudante se encontra vulnerável em decorrência do estresse vivenciado. A dinâmica escolar é crucial para a saúde mental do estudante. Iniciativas públicas devem ser incentivadas com necessidade de intervenções em saúde e educação.