Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

40259 - FORMAÇÃO MÉDICA E NECESSIDADES EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA
CARLOS ALBERTO SEVERO GARCIA JR. - UFSC, ROGER FLORES CECCON - UFSC, GABRIELA DE CASTRO PASQUINI - UFSC


Apresentação/Introdução
Com a pandemia de COVID-19, o trabalho e a formação médica foram alterados em função das necessidades de resposta à emergência sanitária e aos problemas de saúde decorrentes. De tal modo, o ensino médico necessitou de adaptações considerando as características os usuários do Sistema Único de Saúde e o próprio o ensino da saúde coletiva para os futuros profissionais.

Objetivos
O presente estudo teve como objetivo analisar a interface entre formação médica e necessidades em saúde da população decorrentes da pandemia da COVID-19 no Brasil.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, com a participação de estudantes e docentes de dois cursos de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis e Araranguá, durante o ano de 2021. Propôs-se como instrumento de coleta de dados o grupo focal online, totalizando oito grupos, sete com estudantes e um com docentes, contando com 53 participantes, 46 discentes e 7 docentes. Os dados coletados foram investigados por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática, com a descrição e interpretação das falas dos sujeitos.

Resultados
Observou-se considerável prejuízo nas relações entre estudantes de medicina e comunidade, principalmente em razão da pouca inserção de conhecimentos sobre a pandemia nos currículos formais dos cursos, diminuição do convívio com pacientes, dissolução do elemento teórico-prático no ensino remoto pela ausência de atividades práticas e do engessamento do currículo formal. Constatou-se fragilização de aspectos éticos durante a formação acadêmica e profissional, bem como sobrecarga afetiva dos estudantes decorrente ao distanciamento social e à exaustiva carga-horária teórica

Conclusões/Considerações
A construção do conhecimento médico e oferta de cuidados coerentes às necessidades da população tem sua dinâmica interpelada pela COVID-19. Torna-se indispensável o reconhecimento do descompasso entre a constituição de estratégias que abordem e apontem pistas resolutivas para as problemáticas relacionadas as dificuldades encontradas pelos estudantes em resposta aos anseios da população e a necessidade de adaptações na educação médica.