SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
39975 - COVID-19 NO BRASIL: NARRATIVAS DE ADOECIMENTO E MORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA ROGER FLORES CECCON - UFSC, FABIANE PERONDI - UFSC, AMANDA NEVES - UFSC, BÁRBARA CAROLINE GOMES DA SILVA - UFSC, FERNANDA LUISA STRAPAZZON - UFSC, EMANUELLE GOMES IIZUKA - UFSC, LUISA CÔRTE REAL - UFSC, LETÍCIA OLIVEIRA MARX - UFSC, KRISTINE LUIZA GAIO - UFSC, CARLA JORGE DA SILVA - UFSC.
Apresentação/Introdução A pandemia da Covid-19 constituiu-se como um importante problema de saúde pública, cujas consequências envolvem o aumento abrupto de infecções e óbitos. A morte tornou-se um acontecimento frequente, cujas narrativas sobre ela podem desvelar situações ainda invisibilizadas, revelar as consequências causadas no contexto em que se inserem e apontar subsídios sobre como podem ser evitadas.
Objetivos Apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa científica que envolve familiares de pessoas que morreram por Covid-19 no Brasil.
Metodologia A pesquisa teve abordagem qualitativa, inserida no marco teórico da hermenêutica-dialética, em que foram entrevistados familiares de pessoas que morreram por Covid-19 em diferentes municípios brasileiros. Foram entrevistados 38 familiares de pessoas que foram a óbito selecionados por meio da técnica Snowball Sampling. As narrativas foram obtidas por entrevistas semiestruturadas utilizando um instrumento denominado de “Autópsia psicossocial”, sendo analisadas através da técnica de Análise Temática de Conteúdo.
Resultados A pesquisa, em fase de análise de dados, contribuiu para a produção do conhecimento acerca das vulnerabilidades dos familiares de pessoas que morreram em decorrência da COVID-19, que envolvem sofrimento psicológico, luto, adoecimento, crises econômicas, perda de renda e falta de acesso a serviços de saúde. Ainda, foi possível compreender fatores que contribuíram para essas mortes, como o negacionismo com relação à doença, falta de vacinas e ausência de leitos hospitalares.
Conclusões/Considerações A produção científica desta pesquisa irá visibilizar a temática e produzir subsídios para a elaboração de Políticas Públicas específicas no contexto da pandemia, principalmente estratégias de prevenção de mortes pela doença.
|