Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

39922 - PROBLEMAS BIOÉTICOS IDENTIFICADOS POR FISIOTERAPEUTAS ATUANTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE SARS-COV-2
DANIELA FERRAZ FRAUCHES CARVALHO - FIOCRUZ, ANDREIA PATRÍCIA GOMES - UFV


Apresentação/Introdução
A COVID-19 é uma doença nova e de alto risco de infecção, que exigiu um grande esforço dos sistemas de saúde, tendo o fisioterapeuta um papel fundamental no enfrentamento a esta, atuando nos sintomas respiratórios e musculoesqueléticos deste paciente, e no tratamento das sequelas da mesma. Por isso faz-se necessário compreender as implicações deste trabalho em um momento de tantas instabilidades.

Objetivos
Identificar e refletir criticamente sobre os problemas bioéticos vivenciados pelos fisioterapeutas atuantes no estado do Rio de Janeiro antes e durante a pandemia de COVID-19.

Metodologia
Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas aos fisioterapeutas atuantes no estado do Rio de Janeiro, sendo aqui apresentados os resultados referentes às perguntas fechadas contempladas na seção I do questionário, nomeada “Características Gerais”, as perguntas abertas das seções II e III, nomeadas “Problemas Bioéticos enfrentados antes da pandemia” e “Problemas Bioéticos enfrentados durante a pandemia”. A análise de conteúdo foi realizada de acordo com o proposto por Bardin. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP/Fiocruz (CAAE: 45908721.9.0000.5240).

Resultados
Diante das respostas apresentadas pelos profissionais percebe-se que antes da pandemia os problemas de conflitos referentes a autonomia do fisioterapeuta eram os mais presentes. Durante a pandemia, porém, apesar dos mesmos estarem presentes percebe-se um agravamento no perfil dos problemas apresentados, incluindo a estes também questões quanto aos protocolos de segurança, aumento de casos de negligência e conflitos interprofissionais. Também foi apontado como a pandemia afetou de forma intensa na vida pessoal destes profissionais e na sua vida e prática profissional, levando à exaustão.

Conclusões/Considerações
Os resultados encontrados mostraram a presença de variados problemas de ordem bioética na atuação do fisioterapeuta ainda antes da pandemia. Contudo, com a pandemia juntou-se uma insegurança diante do presente e futuro a nível global, com problemas pessoais e vivencias constantes do luto com as questões próprias do trabalho fisioterapêutico e inter-relações profissionais.