SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
39837 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 EM UM SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INFANTO-JUVENIL TATIANA LOIOLA - UNICAMP, DANIEL VANNUCCI DÓBIES - UNICAMP, JULIANA HESPANHOL DORIGAN - UNICAMP, ANA CRISTINA DOS SANTOS VANGRELINO - UNICAMP, FLAVIO ADRIANO BORGES - UFSCAR, SOLANGE L´ABBATE - UNICAMP
Período de Realização Fevereiro a Dezembro de 2020
Objeto da experiência Experiência de um coletivo de sete analistas para intervenção socioanalitica, com uso da Analise Institucional como referencial teórico e prático.
Objetivos Descrever a intervenção socioanalítica destacando os modos, as demandas e os acontecimentos nos encontros com os profissionais de um amplo serviço de acolhimento de crianças e adolescentes durante um momento sócio histórico de muitas incertezas.
Metodologia A intervenção estava prevista para presencial e com a pandemia modificou para a forma remota. Contemplou profissionais dos diferentes setores da entidade (dez casas lares, uma casa da criança e um serviço emergencial) e todas as categorias (educadores sociais; técnicos assistenciais (psicólogos, assistentes sociais), coordenadores dos equipamentos e profissionais da área administrativa, higiene e cozinha). Utilizou de diário coletivo online dos analistas para o registro e análises posteriores.
Resultados O relato destaca-se a análise designada a descrever e compreender as demandas e encomendas que permearam essa intervenção (seria essa uma “supervisão”? Um ”curso”? Uma “ïntervenção”? etc), buscando desvelar o quanto esses fatores atravessaram e permearam vários momentos durante o processo - seja para o grupo cliente, seja para o grupo de analistas (grupo staff), promovendo encontros e desencontros entre as propostas e transformando-se em propulsores analisadores durante o processo.
Análise Crítica Tais análises são exploradas por meio de trechos do diário coletivo, bem como expondo-se os desafios e as cegueiras dos próprios analistas, os quais permitem explorar os pontos fortes e os pontos de atenção dessa experiência. E concebem-se algumas “ações analisadores” que foram emergidas a partir da análise em realizar a restituição ao grupo cliente, sendo essa ação concretizada após o término da intervenção, sendo ao final descrita e resinificadas.
Conclusões e/ou Recomendações A intervenção percorreu momentos muito distintos ao longo do ano, que envolveu empolgação, esfriamento, melancolia, incertezas, momentos quentes, tensões, paralisias, silenciamentos, acolhimentos e provocações. Tudo isso compôs as nossas criações e os rastros de questões que foram analisadas neste relato.
|