SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
39825 - SEGURANÇA DO PROFISSIONAL NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 SAMUEL DE PAULA PINHEIRO DA SILVA - UFSJ, BRUNA MOREIRA DA SILVA - UFSJ, AMANDA TAINARA SOUZA FREITAS - UFSJ, PAULA LUCIANA GONÇALVES PEREIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, SELMA MARIA DA FONSECA VIEGAS - UFSJ
Apresentação/Introdução Com a crise sanitária global pela COVID-19, os serviços universais de saúde sofreram impactos significativos, com uma demanda assistencial exorbitante e cargas físicas e mentais excessivas, ressignificando a atividade laboral dos profissionais de saúde. A pandemia reformulou medidas para o controle da disseminação do vírus e reforçou a necessidade e importância da segurança do profissional.
Objetivos Este estudo teve por objetivo identificar o estado da arte em relação à segurança do profissional no enfrentamento da pandemia de COVID-19 na Atenção Primária à Saúde e Unidade de Pronto Atendimento.
Metodologia Trata-se de uma Scoping Review, desenvolvida segundo as diretrizes de Joanna Briggs Institute (JBI), Reviewers’ Manual 2020. Visa a estruturação das principais evidências sobre a segurança do profissional de saúde na Atenção Primária e Unidade de Pronto Atendimento, a fim de sintetizar, analisar, compreender e discutir lacunas do conhecimento. Foi desenvolvida a partir de protocolo de pesquisa catalogado no Open Science Framework (https://osf.io/p4cjm/). O protocolo registrado versa acerca do processo de pesquisa com detalhes suficientes que possibilite a replicação do estudo por outros pesquisadores, assegurando a fidedignidade e rigor metodológico.
Resultados A busca nas bases de dados gerou um quantitativo de 29.693 estudos, com a triagem de título e resumo foram selecionados 300 artigos para leitura integral. Após essa etapa 24 estudos atenderam à estratégia P (Population), C (Concept), C (Context) e aos critérios de inclusão. Considerando o marco temporal, 19 estudos foram publicados no ano de 2020 e 5 em 2021. Os estudos são oriundos de diversos países: Reino Unido (1), Espanha (3), Canadá (2), Turquia (2), China (6), Itália (1), Inglaterra (1), Cingapura (1), Bélgica (1), Estados Unidos (3), Sultanato de Omã (1), Arábia Saudita (1) e da América Latina (1).
Conclusões/Considerações A pandemia foi propulsora de mudanças globais inimagináveis e de grande impacto na segurança do profissional. Em países distintos há fenômenos comuns como a sobrecarga de trabalho, exaustão, dificuldade de acesso a equipamento de proteção individual seguro, impacto na saúde mental, medo e alterações de humor. Em diversos sistemas de saúde, a pandemia expôs a deficiência de recursos humanos para o enfrentamento da doença.
|