Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

39687 - EVENTOS DE VIDA PRODUTORES DE ESTRESSE ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 ENTRE USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL, BRASIL, 2022
EHIDEE ISABEL GOMEZ LA ROTTA - EBSERH-FIOTEC/UNICAMP, LEIDY JANETH ERAZO CHAVEZ - UFMT, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL - UNICAMP, ROSANA TERESA ONOCKO CAMPOS - UNICAMP


Apresentação/Introdução
Em 2019 surge no planeta uma situação sem precedente, que impacto a todos porém especialmente aos vulneráveis. Em situações como a atual, o enfoque da maioria das pesquisas inicialmente se direcionou aos controles da doença, dando pouca atenção ou subestimando outros. Entretanto, há consenso de que a pandemia afetou não apenas a saúde física, mas também a saúde mental e o bem-estar das pessoas.

Objetivos
Avaliar a diferença antes e durante a pandemia dos eventos de vida produtores de estresse (EVPS) entre usuários de serviços de saúde mental de uma cidade de baixo porte no estado de São Paulo Brasil.

Metodologia
Foi realizado estúdio longitudinal entre usuários de serviços de saúde mental entre 2019 e de março 2022. As informações foram obtidas por questionário estruturado para responder a entrevista aplicada por pessoal treinado (estudantes de psicologia da Universidade São Francisco de Itatiba e Campinas). A avaliação dos EVE foi feita por meio de perguntas fechadas, com respostas dicotômicas (sim vs. Não), tendo como período de referência para a ocorrência de eventos os 12 meses anteriores. Foi realizada análise exploratória de dados por meio de medidas resumo (média, desvio padrão, mínimo, mediana, máximo, frequência e porcentagem).

Resultados
A média de idade (Desvio padrão) dos 637 participantes foi de 44,97 (±13,8) anos com diferença entre os anos; 50,4% eram do sexo masculino; 46,6% solteiros; 72,2% não possuíam trabalho remunerado e 5,3% (34) eram analfabetas; porém a média (DP) de escolaridade foi de 9,35 (4,37) anos. Em relação aos EVPS houve um aumento na proporção dos eventos seguintes eventos: doença séria que resultou em afastamento das atividades habituais (p<0,001); morte de parente próximo (p<0,010); mudança forçada de moradia (p<0,048); assalto/roubo (p<0,010); agressão física (p<0,001) e algum tipo de violência (p<0,001). Positivamente encontramos que os problemas financeiros severos diminuíram (p<0,048).

Conclusões/Considerações
A maioria dos EVPS aumentaram durante a pandemia, mas a violência de todo tipo (6,0% para 18%) e as agressões físicas (4,1% para 7,2%) duplicaram quando comparamos os dois momentos. Como descrito por múltiplos autores a pandemia teve efeitos negativos, mas com maior impacto na população avaliada. Consideramos que a redução dos problemas financeiros severos se deveu as ajudas do governo em tempos de pandemia.