Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

39625 - A PERCEÇÃO DO USUÁRIO SOBRE O SEU PROCESSO DE CUIDADO EM UM CENTRO REGIONAL INTERPROFISSIONAL ESPECIALIZADO PÓS COVID
TATIANA LUCIA CAETANO - FURB, JOÃO LUIZ GURGEL CALVET DA SILVEIRA - FURB, LUCIANA BISIO MATTOS - FURB, LUANA GABRIELE NILSON - FURB, ANEMIR MARIA KERBER CIOTTI - FURB, LUCIANA RULENSKI - FURB


Período de Realização
20 de maio de 2022 à 25 de maio de 2022.

Objeto da experiência
O processo de cuidado no Centro Regional Interprofissional Especializado (CRIE – Pós-Covid) serviço de referência oferecido pela Universidade (FURB).

Objetivos
Analisar a percepção do usuário acompanhado no CRIE – Pós-COVID no que se refere ao cuidado recebido pela equipe interprofissional atuante no serviço.

Metodologia
Os dados foram levantados entre 20 e 25/05/22, por aplicativo de mensagens, onde 197 usuários acompanhados pelo CRIE Pós-COVID foram convidados a responder à pergunta: Como é ser um paciente do CRIE Pós-Covid FURB?, como parte do processo de avaliação do serviço, previsto no contrato firmado com o CISAMVI - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí, que financia esse serviço oferecido pela FURB para atender usuários do SUS com condição pós-Covid, encaminhados da Atenção Básica.

Resultados
As 19 respostas revelaram as seguintes categorias: acolhimento – sentimento de validação (“eu me senti acolhida, compreendida e, (...), assistida, por todos os serviços oferecidos”), confiança – acolhidos, os usuários sentem-se confiantes e seguros (“me trouxe confiabilidade, conforto e segurança”), recuperação – percepção de melhora das queixas (“a alegria de poder recuperar (...) que há esperança”) e gratidão – o principal sentimento expresso (“sou muito grata (...) desde o acolhimento”).

Análise Crítica
A percepção dos usuários sobre o seu processo de cuidado, contribui para o direcionamento do projeto terapêutico e reafirma a proposta de trabalho do CRIE Pós-Covid de oferecer uma atenção à saúde centrada na pessoa. As categorias analisadas demonstram a potência do acolhimento para a construção da confiança, do vínculo e do processo de recuperação das condições de saúde do usuário, proporcionando uma relação que vai além do profissional-usuário revelado pelo sentimento de gratidão.

Conclusões e/ou Recomendações
Os relatos apontam a escuta como uma potente ferramenta terapêutica, reforçando o lugar de protagonista do usuário no seu processo de cuidado. A percepção dos usuários demonstram como o acolhimento no CRIE Pós-COVID vem ofertando respostas afirmativas para as demandas trazidas, sendo essa a base desse potente dispositivo de humanização do cuidado. Assim, indica que o serviço se mostra resolutivo no cuidado integral dos usuários acompanhados.