SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
39516 - PANDEMIA DE COVID-19 E O USO DE DADOS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE NA GESTÃO MUNICIPAL NOELLE CRISTINA DE JESUS SOUZA - UFSJ, HUMBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA QUITES - UFSJ, TARCÍSIO LAERTE GONTIJO - UFSJ, VALÉRIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA - UFSJ, ELIETE ALBANO DE AZEVEDO GUIMARÃES - UFSJ, RICARDO BEZERRA CAVALCANTE - UFJF, BIANCA RABELO DE OLIVEIRA - UFSJ
Apresentação/Introdução A dinâmica da pandemia à COVID-19 exigiu muito da gestão municipal ao longo deste período. A Atenção Primária em Saúde (APS) teve suma importância em suas atividades e o uso de dados e informações em saúde balizou o processo decisório.
Objetivos O estudo teve como objetivo analisar o uso de dados e informações municipais utilizados no combate à COVID-19 na APS em Minas Gerais.
Metodologia Trata-se de um estudo transversal desenvolvido através da resposta de 278 gestores em saúde de Minas Gerais por meio de um questionário online em uma amostra probabilística, aplicado em 2021. O questionário continha questões sobre: aspectos sociais e demográficos, características profissionais e experiência administrativa dos gestores; uso de dados e informações em saúde; construção de indicadores e ferramentas gerenciais para o planejamento e tomada de decisão em pandemia; estrutura das Unidades de Saúde e capacitações; realização de diagnóstico e estratégias de combate à COVID-19 no município. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e modelagem de Equações Estruturais.
Resultados Os resultados do estudo apontam que a utilização de dados e informações em saúde e o uso do recurso e-SUS tiveram uma associação positiva, porém uma boa estrutura em saúde não garante a utilização desses dados e informações. Da mesma forma se apresentou sobre treinamento e/ou capacitações dos colaboradores para desenvolver habilidades relacionadas à prevenção e controle da infecção. O grande número de relatórios gerados (18,5%), o grande número de base de dados de Sistemas de Informações em Saúde (19,9%) e a demora do Ministério da Saúde na divulgação das informações em saúde (12,8%) foram citados como fatores dificultadores no combate à COVID-19.
Conclusões/Considerações Através do estudo foi possível concluir que a preparação dos envolvidos e a presença dos recursos do e-SUS na APS favoreceu o uso e produção de dados e informações em saúde.
|