Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

39382 - ENTRAVES E FACILIDADES NO CUIDADO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
JOICE FABRICIO DE SOUZA - UNIFOR, ALDECIRA UCHOA MONTEIRO RANGEL, - UNIFOR, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA, - UNIFOR, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM, - UNIFOR, CAMILA LIMA RIBEIRO, - UNIFOR, ANA PAULA DA SILVA E ROCHA CANTANTE, - ESEP, MARIANA CAVALCANTE MARTINS, - UFC, LIA GOMES DA FROTA MACHADO, - UNIFOR, MARIA MICHELLE BISPO CAVALCANTE, , - UNINTA, DANIELLE D’ÁVILA SIQUEIRA RIBEIRO, - UECE


Apresentação/Introdução
A população residente na rua, historicamente tem o acesso aos serviços de saúde dificultado, com o contexto da pandêmico passa a ser cerceada ainda mais. Nesse cenário são estigmatizadas e vistas como os portadores e transmissores da doença Covid-19. A invisibilidade social que faz parte da experiência vivida dessas pessoas, é acentuada substancialmente nesse contexto.

Objetivos
Apresentar os entraves e as facilidades no cuidado a pessoas em situação de rua no contexto da pandemia de covid-19 por meio da literatura científica.


Metodologia
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases LILACS, Scopus e Web of Science sobre os entraves e facilidades no cuidado a pessoas em situação de rua no contexto da pandemia de covid-19, com os seguintes descritores controlados: Homeless persons, Covid-19, Health care, publicados nos idiomas português, inglês e ou espanhol, entre o período de 2020 a 2021. Apresentou um conjunto de 135 estudos, dentre esses, oito foram elegíveis, foram organizados em duas categorias compondo o seguinte perfil: 1 Efeitos negativos na adesão terapêutica 2 Modos de viver e táticas de sobrevivência no contexto pandêmico.


Resultados
Os resultados mostraram os desafios presentes no cuidado a saúde das pessoas em situação de rua, como acesso a alimentação, vagas em albergues e abrigos incipientes, fragmentação da rede de atenção, à qualidade dos instrumentos para registro em saúde e à carência de recursos estruturais como transporte e insumos para ações de promoção da saúde. Como possibilidades foi evidenciado ampliação e integralização de ações, cuidado clínico e intersetoriais nos serviços e em espaços na rua, busca ativa, cuidado centrado com construção de planos terapêuticos compartilhados, apoio de instituições religiosas com doações de roupas, produtos de higiene, alimentação, água e dormitórios provisórios.


Conclusões/Considerações
Evidenciou-se a escassez de estudos que se debruçam nesse campo e que enfocam experiências exitosas locais e/ou dos seus serviços, assim como os vinculados a grupos de estudos universitários ainda têm uma pequena abrangência, sendo necessário a ampliação dessa temática.
Palavras-chave: Pessoas em situação de rua; Assistência à saúde; Covid-19; Assistência social.