SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
39150 - O MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE -SESAP/RN E AS ADAPTAÇÕES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 RENATA LÍGIA OLIVEIRA DE SOUZA - SESAP/RN, MARIA DA PAZ BEZERRA DA COSTA SOARES - SESAP/RN
Apresentação/Introdução O Mapeamento de Competências Comportamentais é o escopo do Projeto de alteração da ferramenta de Avaliação de Desempenho dos Servidores da SESAP/RN, que iniciou em outubro de 2019 no formato presencial e, como o advento da pandemia, passou a ser realizado no formato virtual, quando foram realizadas as coletas, análise e elaboração do Inventário Comportamental para mapeamento das competências.
Objetivos Alinhar as metas organizacionais com as individuais; mapear as competências comportamentais dos servidores da SESAP/RN; elaborar o inventário comportamental para mapeamento de competências.
Metodologia O Mapeamento de Competências Comportamentais é um recorte do modelo de Gestão por Competências da metodologia de Rogério Leme, que se divide em competências técnicas e comportamentais, resultados e metas, capaz de avaliar as competências e o desempenho de acordo com a complexidade da função. E para tal, foi realizada a coleta de comportamentos por meio da aplicação de um questionário denominado de Gosto/Não Gosto/ O Ideal Seria, proposto pelo método, quando os servidores listaram os comportamentos observados nos indivíduos; em seguida, realizada a análise dos dados por meio do IRAMUTEQ. Por fim, os comportamentos catalogados foram transformados em indicadores e associados a uma competência.
Resultados A pandemia possibilitou a realização das coletas virtuais, reduzindo custos e tempo, uma vez que o Comitê de Alteração da Ferramenta foi dividido em duplas e trios e passou a realizar as coletas conforme agendamentos com as unidades, o que oportunizou maior alcance de servidores e obtenção da meta antes do previsto. Foram aplicados 1344 questionários, sendo 70 respondidos de modo presencial e 1274, virtual, o que corresponde a 10,68% da população de servidores e 54,9% de representação dos setores das 54 unidades da Secretaria. Com isso, foi possível a criação do Inventário Comportamental para mapeamento de competências com 44 indicadores distribuídos em 27 competências.
Conclusões/Considerações As atividades presenciais dependem de uma logística que envolve diversos fatores e, considerando que a SESAP tem 54 unidades distribuídas nos diversos municípios do estado, a conclusão seria de longo prazo. A pandemia de Covid-19 intensificou a utilização de tecnologias digitais, possibilitando a realização de coletas de forma ágil, englobando um maior número de pessoal e não limitando-se as distâncias.
|