Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

39138 - UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAS COMO FORMA DE ABORDAGEM NAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO EM SAÚDE BUCAL DO SESC RJ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO ANO DE 2021
CAROLINE DE MOURA MARTINS LOBO DOS SANTOS - SESC/RJ, BÁRBARA MONTEIRO PESSÔA FERNANDES - SESC/RJ, CARINE MARQUES DA SILVA - SESC/RJ, CAROLINA ABBOTT SOUTO - SESC/RJ, CLÁUDIA TORRES COSCARELLI - SESC/RJ, FERNANDA DYER BARONES NOGUEIRA - SESC/RJ, JULIANA SORIA DE ARAÚJO - SESC/RJ, OLÍVIA COUTINHO GONÇALVES - SESC/RJ


Período de Realização
O período de realização do presente trabalho foi de janeiro/2021 a dezembro/2021.

Objeto da experiência
Promover um meio de divulgação sobre saúde bucal em um período onde se fez necessário o distanciamento social.

Objetivos
A Odontologia do Sesc RJ tem como eixo de trabalho a promoção de saúde oral. Com o objetivo de manter esse viés, durante o período de afastamento social fomentado pela pandemia da COVID-19, foram realizadas apresentações no formato de vídeos e informativos através das mídias sociais.

Metodologia
Foi realizada uma análise das visualizações das produções de mídias no YouTube, Instagram, Facebook e encontros on-line do Sesc RJ. Somado a isso, o perfil do Instagram das unidades Barra Mansa, Campos, Madureira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João de Meriti, Santa Luzia e Teresópolis também foram verificados. Posteriormente foi realizada uma avaliação detalhada das produções de Santa Luzia.

Resultados
As publicações realizadas tiveram um total de 943.743 visualizações ao longo do ano de 2021. As unidades do município do Rio de Janeiro, Leste Fluminense, Baixada Fluminense e Interior foram responsáveis, respectivamente, por aproximadamente 46,85%, 19,02%, 18,51% e 15,62% das visualizações. Ao analisar a unidade que fica no Centro do Rio de Janeiro (Santa Luzia) foi possível perceber que o Instagram foi a mídia mais utilizada (62,23%) e com o maior alcance de visualizações (96,49%).

Análise Crítica
A abordagem digital gerou um grande alcance de público numa época onde a internet se fez necessária, já que o isolamento social impossibilitou a realização de muitas atividades de forma presencial. O trabalho realizado pelo setor de Odontologia do Sesc RJ obteve êxito, agregando mais uma conduta para a prática de promoção de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Apesar de desafiadora a proposta de promover saúde de forma digital, foi obtida uma grande aceitação e interesse que auxiliou na saúde bucal do público atingido. Em um período marcado pela necessidade de distanciamento social, levar conhecimento através de meios digitais tornou-se uma prática bem-sucedida e ampliou o alcance da prevenção de doenças e da promoção de saúde.