SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
39136 - ENCONTROS VIRTUAIS COM IDOSAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19 JAILTON THULHER DO ROSARIO - UFRJ, NEIDE EMY KUROKAWA E SILVA - UFRJ
Período de Realização A experiência foi realizada na pandemia de COVID-19, entre os meses de agosto e novembro de 2020.
Objeto da experiência A experiência recorreu a narrativas como um modo de promover a saúde de pessoas idosas frente ao isolamento físico imposto pela pandemia de COVID-19.
Objetivos Propiciar espaço para o compartilhamento de histórias de vida, incluindo as experiências a partir da pandemia, como uma estratégia de promoção da saúde em tempos de COVID-19, voltada para o público de idosos.
Metodologia Foram realizadas 10 sessões virtuais, por meio do Google Meet, precedidas de orientações quanto ao uso da ferramenta. Cada encontro contou, em média, com 05 participantes, mulheres entre 55 e 82 anos de idade, oriundas do Projeto Equilíbrio e Movimento - PEQUIM, ação de extensão da UFRJ. A cada encontro era discutido um tema proposto pelos participantes ou sugerido pelo mediador, no formato de rodas de conversa.
Resultados A partir de temas como Minhas origens, Momento de alegria, Um sufoco, Uma conquista, as participantes expressaram e compartilharam experiências envolvendo diferentes sentimentos e reflexões individuais e coletivas sobre suas histórias, seus problemas e expectativas. O isolamento imposto pela pandemia de COVID-19 foi um dos principais obstáculos às suas vidas, com a quebra abrupta das rotinas de atividades e de interações familiares e sociais.
Análise Crítica O processo de rememoração ensejou efeito catártico, de expressão e organização de diferentes sentimentos, dúvidas, angústias, e de valorização dos modos para enfrentar os obstáculos oriundos da pandemia e da vida. A grupalidade facilitou a elaboração desses sentimentos, como rir de agruras da vida. Um dos principais desafios foi o formato online dos encontros, dificultando a participação plena das mulheres, por problemas técnicos ou por interferências inerentes ao ambiente doméstico.
Conclusões e/ou Recomendações Contar e socializar histórias de vida pode ser uma fecunda possibilidade de inovação, tanto da estratégia quanto do foco na promoção da saúde, valorizando-se as experiências de pessoas idosas. Ainda que os encontros presenciais sejam restabelecidos, parece oportuno avaliar os benefícios dessa estratégia àqueles com dificuldade de deslocamento, investindo-se nas condições para o acesso aos recursos tecnológicos, e a capacitação para o seu uso.
|