Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

38879 - IMPACTO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS SARS-COV-2 EM UM SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE UM MUNICÍPIO COM MENOS DE 100 MIL HABITANTES.
LUANA LETÍCIA DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO BOM/SMS, VERA LÚCIA DE LIMA RIBAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO BOM/SMS


Período de Realização
A situação epidemiológica do município de Campo Bom foi avaliada de março de 2020 a março de 2022.

Objeto da experiência
Avaliar o impacto da covid-19 e a influência da pandemia em um serviço de vigilância epidemiológica de um município com menos de 100 mil habitantes.

Objetivos
Analisar o cenário epidemiológico do município de Campo Bom, levando em consideração os casos de infecção pelo novo coronavírus. Estimar a ocorrência das demais doenças e agravos de notificação compulsória registradas nos primeiros dois anos de pandemia da covid-19.

Metodologia
A vigilância epidemiológica do município de Campo Bom trabalha com a tabulação mensal de dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET), e-SUS Notifica e do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe). Os dados das doenças e agravos de notificação compulsória são registrados em planilhas do Excel, convertidos também em gráficos e, são analisados de acordo com suas características epidemiológicas.

Resultados
Campo Bom registrou o primeiro caso de infecção por SARS-COV-2 no estado do Rio Grande do Sul, a confirmação do diagnóstico ocorreu em 09 de março de 2020. A partir deste período observou-se uma diminuição no número de notificações das demais doenças e agravos de notificação compulsória registradas no SINAN NET. Estima-se que foram registradas 373 e 442 notificações durante os anos de 2020 e 2021, respectivamente, e 115 notificações nos 03 primeiros meses de 2022.

Análise Crítica
Apesar das medidas sanitárias adotadas para prevenção da circulação do SARS-COV-2, nestes dois anos de pandemia estima-se que 24,1% da população já foi infectada pelo vírus. A pandemia impactou na rotina das unidades de saúde, diminui a busca por assistência médica, e com isso observou-se uma subnotificação das outras doenças e agravos de notificação compulsória. Os dados analisados mostram uma diminuição da incidência dos casos comparados ao ano de 2019 onde foram registradas 602 notificações.

Conclusões e/ou Recomendações
A sindemia da covid-19 alerta tanto para as doenças transmissíveis quanto para as doenças crônicas não transmissíveis e o impacto será observado no decorrer dos anos, onde se pressupõe que haverá um aumento no índice de alguns agravos. Por isso, as notificações precisam ser efetivas para que através dos dados coletados se desenvolva ações de prevenção e promoção em saúde, garantido os princípios de integralidade, universalidade e equidade do SUS.