SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
38825 - SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO PILOTO KATARINA HALULI JANÔ DA VEIGA PESSÔA - UFPE, LÍVIA LARISSA PRIMO CÂNDIDO - UFPE, FERNANDA SUELY BARROS DANTAS - UFPE, JAIR CARNEIRO LEÃO - UFPE, ALESSANDRA DE ALBUQUERQUE TAVARES CARVALHO - UFPE
Apresentação/Introdução A pandemia de COVID-19 impactou todas as áreas da sociedade. Ela trouxe à tona, de forma exacerbada, sentimentos de medo, incertezas, angústia e sofrimento. Essas sensações afetaram inúmeras pessoas ao redor do mundo e promoveram um aumento de depressão e ansiedade entre os jovens.
Objetivos Diante disso, o objetivo da pesquisa foi investigar os fatores que afetam o estado da saúde mental dos alunos de odontologia de instituições públicas e privadas de Pernambuco em tempos de isolamento social.
Metodologia Para isso, utilizou-se um questionário elaborado no GoogleForms. A distribuição se deu através das mídias sociais, para os estudantes de Odontologia de Pernambuco. O questionário englobou 26 perguntas, divididas em três partes: perfil sociodemográfico, parâmetros relacionados à saúde e ao estilo de vida, parâmetros relacionados a atividade acadêmica. As questões abordaram a dieta, frequência de atividade física, bem como o grau de estresse, medo, ansiedade, presença de pensamentos negativos e angústia, em relação as expectativas do curso e a situação pandêmica. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética, sob o número 5.186.415.
Resultados Obteve-se 167 respostas, de alunos de 27 cidades, nas quais 79% foram de estudantes do sexo feminino. Toda a amostra (100%) sente ou sentiu preocupações com a própria saúde ou com a dos seus entes queridos em virtude do novo coronavírus. Dentre estes indivíduos, 55% sentiram que essas preocupações lhe impediram de realizar alguma atividade do dia a dia. Pode-se observar que 73,65% dos participantes apresentaram dificuldades para se concentrar nas atividades acadêmicas desde o início da pandemia da covid-19. Além disso, também foi constatado que a população participante apresentou altos níveis de estresse e angústia durante a pandemia da Covid-19.
Conclusões/Considerações Conclui-se que a pandemia trouxe prejuízos à saúde mental dos estudantes de odontologia, que afetam tanto a vida pessoal quanto a acadêmica. Espera-se que nossos achados possam auxiliar os gestores privados e públicas, da educação e saúde, a elaborar ações de promoção da saúde mental, bem como estimular que outras pesquisas sejam feitas nessa temática para englobar outras áreas de ensino no âmbito da saúde.
|