SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
38818 - CUIDADO E SUBJETIVAÇÃO NA APS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19 LUNA CASSEL TROTT - ENSP/FIOCRUZ, PAULO DUARTE DE CARVALHO AMARANTE - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução O contexto de pandemia de COVID- 19, agravado pelas condições de vulnerabilidade social presentes, exigiram reorganização dos serviços de saúde, incluindo a APS, que produz cuidado nos territórios. Diferentes perspectivas sobre o cuidado estão presentes nas práticas dos profissionais, gerando também diferentes práticas, formas de gestão e acesso à saúde e produções subjetivas a quem cuida.
Objetivos A partir da consideração de perspectivas que considerem a intersubjetividade na produção do cuidado pretendeu-se explorar os sentidos dados ao cuidado por profissionais da APS em contexto de pandemia de COVID-19.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde de ensino técnico e superior de dois municípios de diferentes portes que atuaram na APS durante a pandemia de COVID -19. Foi utilizada ferramentas de vídeochamada para realização das entrevistas considerando os cuidados necessários no meio virtual. A perspectiva de práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano foi orientadora na análise das entrevistas. A pesquisa esteve de acordo com as resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
Resultados As práticas discursivas das trabalhadoras relataram mudanças no processo de trabalho, nas práticas de atenção e nas relações entre os sujeitos nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde. Diferentes sentidos dados ao cuidado também estiveram presentes, reproduzindo perspectivas ou criando novos sentidos. Houveram narrativas mais voltadas para a sensação de preocupação, interesse, amor, outras mais voltadas a identidade profissional, além de perspectivas de caráter coletivo e individual. Houveram também percepções relacionadas aos protocolos de cuidado, revelando que diferentes perspectivas de cuidado seguem manifestas no cotidiano.
Conclusões/Considerações Foi identificado que novos sentidos são dados ao cuidado diante das novas práticas, reorganizações do cuidado e diferentes formas de relação com usuários na pandemia de COVID-19. A produção do cuidado durante a pandemia também é produtor de novos processos subjetivos a quem cuida. São processos importantes de serem considerados para planejamentos pós pandemia e outros processos de gestão que considerem a intersubjetividade presente na produção do cuidado.
|