Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

38768 - ATRAVESSAMENTOS QUE A COVID-19 TROUXE PARA O PROCESSO DE TRABALHO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
LARYSSA SILVA DOS SANTOS - UNIRIO, VANESSA DE ALMEIDA FERREIRA CORRÊA - UNIRIO, ISABELLA KOSTER - FIOCRUZ, ANDRESSA TEOLI NUNCIARONI - UNIRIO


Apresentação/Introdução
A atuação nas equipes de Saúde da Família ocorre de forma interprofissional, intersetorial e considera os aspectos relacionados ao território e aos determinantes sociais da saúde. Na realidade brasileira, a Atenção Primária à Saúde apoia a redução das iniquidades a partir do momento em que atua como reordenadora do sistema e principal porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde.

Objetivos
Identificar as mudanças no processo de cuidado realizado pelas Equipes de Saúde da Família no período da pandemia de Covid-19, em um Centro Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro.

Metodologia
Estudo transversal, qualitativo. Participaram 11 profissionais de saúde que atuam na unidade desde qualquer período anterior à pandemia de Covid-19. Foram realizadas entrevistas seguindo um roteiro com perguntas abertas. A análise de conteúdo temático-categorial foi empregada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição Proponente e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Resultados
Emergiram três categorias temáticas, sendo: 1. características do território e ações interprofissionais; 2. impactos da pandemia no processo de trabalho da equipe e; 3. desafios do retorno integral às atividades.

Conclusões/Considerações
O processo de trabalho foi marcado por diferentes fases de mudança, associadas, sobretudo, à descontinuidade da implementação de atributos da Atenção Primária, o que pode implicar em redução da resolutividade neste ponto da Rede de Atenção à Saúde.