Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

38727 - OS DESAFIOS PARA A ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
LUCIANE CRISTINA FERRARETO - FIOCRUZ


Período de Realização
A experiência está em andamento desde o início da pandemia de COVID-19, ou seja, abril de 2020.

Objeto da experiência
Promoção da saúde através da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas em tempos de pandemia.

Objetivos
O objetivo do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda é facilitar a comunicação com os trabalhadores surdos da Fiocruz através de ferramentas e ações acessíveis.

Metodologia
A pandemia de Covid-19 nos trouxe o desafio de continuar dando suporte aos trabalhadores surdos da Fiocruz de forma remota. Apesar de toda dificuldade de recursos tecnológicos por parte de alguns desses trabalhadores, a equipe passou a fazer encontros semanais com eles pela plataforma zoom, além de atendimentos psicológicos e de serviço social via vídeo chamada de whatssap. Outra iniciativa foi fazer a tradução em LIBRAS de todos os vídeos produzidos pela Fiocruz relacionados a Covid-19.

Resultados
Através dos 140 vídeos relacionados a COVID-19 traduzidos para LIBRAS as pessoas surdas puderam ter acesso à informação. Os encontros virtuais foram fundamentais para continuidade do elo existente entre eles, pois para muitos o único espaço de socialização para além da família era na Fiocruz. A equipe do projeto se apropriar e formá-los para o uso de ferramentas de comunicação foi fundamental para que eles se sentissem seguros e inseridos na instituição nesse novo modelo de trabalho.

Análise Crítica
A comunicação como um direito é estratégica para a promoção da saúde, portanto, garantir acessibilidade na comunicação é um dever de qualquer instituição. A Fiocruz vem avançando na acessibilidade às pessoas surdas e, tornar os vídeos relacionados a COVID-19 acessíveis para mais de 100 trabalhadores foi um passo fundamental para a inclusão, assim como o apoio e a formação para que esses trabalhadores puderem exercer seu trabalho de forma remota.

Conclusões e/ou Recomendações
Recomendamos que todas as instituições públicas tornem acessíveis suas ferramentas de comunicação e seus ambientes de trabalho. Trabalho e comunicação são direitos de qualquer cidadão e em tempos de crise sanitária e social garantir a acessibilidade e a inclusão pode salvar vidas.