SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)
|
38584 - EQUIPE MULTIPROFISSIONAL FRENTE AO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA LEILA PEREIRA DE SOUZA - ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA, ARALINDA NOGUEIRA PINTO DE SÁ - FCM-PB, ANGÉLICA MARIA ARAÚJO DE SOUSA ALMEIDA - PMJP, LUCINEIDE ALVES VIEIRA BRAGA - FCM-PB
Apresentação/Introdução O coronavírus causador da COVID-19 tem sido visto como uma das maiores crises sanitárias a nível mundial deste século, após ter seu marco inicial na China, com alta transmissibilidade; dentro de poucos meses já pode ser caracterizado como uma epidemia e, posteriormente, uma pandemia, acarretando impactos na economia, nos sistemas de saúde e na população em geral.
Objetivos O presente estudo teve como objetivo catalogar as produções cientificas que abordam ou abordaram a eficácia do manejo técnico das equipes multiprofissionais atuantes no cenário pandêmico da COVID-19.
Metodologia A pesquisa realizou uma revisão de literatura no período de junho de 2020 a março de 2021, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando as combinações dos descritores: Pandemia AND COVID-19 AND Equipe Multiprofissional, identificando um total de duzentos e sessenta e três publicações, sendo duzentos e vinte e oito em inglês. Ademais, dezesseis em português, doze em espanhol, quatro em italiano e três em francês. Após a leitura dos resumos, foram selecionados onze artigos, que estão disponibilizados, na íntegra, no idioma português, dentro da proposta da temática deste trabalho. Isto é, nos três níveis de atenção à saúde.
Resultados As pesquisas sobre o novo coronavírus são recentes, com crescentes investimentos nas discussões de produção de conhecimento colaborativo entre países, hospitais e laboratórios, a fim de ampliar a compreensão sobre a pandemia. Trata-se de configurações de atendimento, inicialmente modificadas no contexto pandêmico. Nesse contexto, as equipes multiprofissionais contribuíram na execução dos protocolos, no fluxo de atendimento, nas campanhas educativas, nas ações de prevenção e práticas colaborativas. Em conjunto com a pandemia ocorreu modificações nos processos de trabalho com a sobrecarga de trabalho e a necessidade de atualização constante quanto às melhores práticas no manejo da COVID-19.
Conclusões/Considerações Identificamos, através da literatura que trata do tema desta pesquisa, que as equipes multiprofissionais atuaram com articulação teórico-prático frente aos desafios provocados pelo coronavírus, no período pandêmico da COVID-19. Em outras palavras, interpretamos que ser importante as orientações à população, como, por exemplo, as diretrizes institucionais e o conhecimento do processo de cuidado quanto a infecção do vírus.
|