Sessão Assíncrona


SA5.1 - ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS (TODOS OS DIAS)

38450 - CONTEXTO ESCOLAR E FAMILIAR E SINTOMAS DEPRESSIVOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE ENSINO
MICHELE DA SILVA VALADÃO FERNANDES - IF GOIANO, THAYS MARTINS VITAL DA SILVA - IF GOIANO, PRISCILLA RAYANNE E SILVA NOLL - IF GOIANO, LEONARDO MATEUS TEIXEIRA - IF GOIANO, LAURYANE FONSECA TERRA - IF GOIANO, MATIAS NOLL - IF GOIANO


Apresentação/Introdução
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) colocou em evidência a saúde mental de adolescentes estudantes. Avaliar os fatores associados a saúde psicológica dos estudantes é importante para subsidiar o desenvolvimento de estratégias pelas escolas e profissionais da saúde

Objetivos
O objetivo deste estudo foi avaliar a associação dos sintomas depressivos com fatores do contexto familiar e escolar, indicadores de saúde mental, violência, peso e imagem corporal e contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes do ensino médio.

Metodologia
Um estudo transversal foi realizado com 343 estudantes adolescentes (55,7% sexo feminino, 14 a 18 anos de idade). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Children’s Depression Inventory (CDI) e um questionário semiestruturado contendo características sociodemográficas, contexto familiar e escolar, saúde mental, violência, peso e imagem corporal, além de situações relacionadas a COVID-19. Foi realizada análise dos dados utilizando o modelo de regressão de Poisson, na qual os sintomas depressivos foram as variáveis de desfecho.

Resultados
Durante a pandemia de COVID-19, os sintomas depressivos entre os estudantes estiveram associados aos seguintes fatores: faltas escolares sem permissão dos pais/responsáveis (RP: 1,86; 95% IC: 1,42–2,45), reduzido apoio emocional dos pais/responsáveis (PR: 2,84; 95% CI: 1,98–2,06), bullying (RP: 2,17; 95% IC: 1,59–2,95), não ter amigos próximos (RP: 2,76; 95% CI: 1,90–3,99), sentir-se sempre sozinho (RP: 7,81; 95% IC: 3,34–18,25), alterações no sono (RP: 4,57; 95% IC: 2,47–8,46), violência (RP: 1,79; 95% CI: 1,28–2,52), insatisfação com a imagem corporal (RP: 3,11; 95% CI: 2,02–4,80)

Conclusões/Considerações
Os resultados destacam a importância de ações preventivas e intervenções com base na promoção da saúde mental e do bem-estar em ambientes escolares. Como parte de intervenção na escola, destaca-se medidas que favoreçam o apoio social da família e da comunidade de forma integrada.